Debates sobre o Plano de Mobilidade Urbana reúnem especialistas em ambiente virtual

Construção do plano leva em conta a acessibilidade, desenvolvimento sustentável e equidade no acesso

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 02 de julho de 2021 às 11:30

Construção do plano leva em conta a acessibilidadeConstrução do plano leva em conta a acessibilidade

O Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho é a pauta de reuniões que acontecem todas as quintas-feiras, em ambiente virtual. Durante estes encontros, representantes de órgãos municipais e estaduais discutem o planejamento de curto, médio e longo prazo para o trânsito de veículos e pessoas no município.

A Prefeitura Municipal promove as discussões no ambiente virtual para evitar aglomerações. Os debates são organizados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).

Na quinta-feira (1), o tema tratado foi a gestão integrada da mobilidade com o planejamento e ordenação do solo urbano e a classificação, hierarquização do sistema viário e organização da circulação de frota e pessoas.

As reuniões se iniciaram no dia 23 de junho e vão até 09 de agosto deste ano.

Os debates relacionados ao Plano vão estabelecer objetivos e metas das estratégias, indicar recursos materiais e humanos que serão utilizados.

Diretora do Departamento de Transportes da Semtran, Rosana MatosDiretora do Departamento de Transportes da Semtran, Rosana Matos

A Lei Nº 12.587/2012, que estabelece os princípios, diretrizes e os objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana indica que o plano deve ser implantado em regiões com mais de 20 mil pessoas.

“O Plano de Mobilidade vai trazer mais qualidade de vida à população, vai facilitar a integração entre as regiões com mais segurança, menos acidentes, menos poluição, além de ser importante do ponto de vista econômico e sociais”, define a diretora do Departamento de Transportes da Semtran, Rosana Matos.

Na elaboração do planejamento serão levados em conta fatores como acessibilidade universal, desenvolvimento sustentável da cidade nas dimensões socioeconômicas e ambientais, equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo, eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano, entre outros itens.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Emílio Tiago

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook