DEPOIS DE UM DIA DE MISTÉRIO, GOVERNADOR MARCOS ROCHA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO DEBATE DA TV RONDÔNIA

Pelo pouco tempo que falta para a eleição, não se sabe qual a influência que o debate terá. Esperemos para ver, pois!

Sérgio Pires
Publicada em 27 de setembro de 2022 às 08:27
DEPOIS DE UM DIA DE MISTÉRIO, GOVERNADOR MARCOS ROCHA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO DEBATE DA TV RONDÔNIA

Será na noite desta terça-feira (e não na sexta, como publicou erroneamente este Blog, a partir de uma informação incorreta), o último debate da TV rondoniense, entre os candidatos que estão disputando o Governo. A iniciativa é da TV Rondônia/Rede Globo e o confronto está agendado para começar tão logo termine a novela das nove, na poderosa rede de emissoras, ainda campeã de audiência no país. A grande dúvida, até por volta das 21 horas desta segunda, era se o atual comandante do Palácio Rio Madeira/CPA estaria presente. Rocha já não compareceu ao debate da REMA/TV, realizado no domingo à noite, sob o comando do competente jornalista Cícero Moura. Foi, por óbvio, atacado duramente pelos demais quatro participantes. Marcos Rogério, Daniel Pereira (principalmente), Léo Moraes e Pimenta de Rondônia (este com mais parcimônia) aproveitaram as duas horas e 40 minutos para falarem dos seus planos, mas principalmente no maior deles: sentar o cacete na atual administração estadual, cujo titular é, claro, o principal adversário de todos. Até o entardecer desta segunda-feira, os vários questionamentos enviados à assessoria do governador Marcos Rocha não haviam sido respondidos. Ele iria? Não iria? O que se pode dizer, com segurança, é que todas as cabeças pensantes da sua equipe de campanha analisaram o quadro e, só à noite, se soube da decisão de que Rocha vai mesmo enfrentar o último debate antes da eleição de 2 de outubro.  

Enquanto não havia posição oficial do Palácio, a “torcida” dos palpiteiros estava dividida: uma parte acha que Rocha não toparia ir ao confronto da TV Rondônia, que terá o comando do conhecido jornalista Júlio Mosquera. A outra metade achava que ele iria. Ele virá de Brasília especialmente para a missão. Rocha não havia ido debates anteriores e tinha comentado, tanto entre a equipe como a pessoas mais próximas, que só iria, nesta reta final, no da SICTV/Record, como realmente o fez na última sexta tarde/noite. Naquele encontro, Rocha e seu time consideraram que já tiveram que enfrentar a jaula dos leões, com todos contra um. Este, ao menos até o final da segunda-feira, era o pensamento médio das suas equipes. No entanto, colocados os prós e contras na balança, o Governador bateu o martelo. À noite, sua assessoria divulgava um anúncio definitivo, confirmando a participação de Marcos Rocha no debate e certamente dando a ele um tom decisivo, porque com Rocha o confronto seria um; sem ele seria completamente diferente. Os adversários estão afiados. Na segunda-feira, durante o dia, se ouvia nos bastidores que os oposicionistas – e principalmente o senador Marcos Rogério – estão afiando as unhas. Fala-se até em acusações pesadas, que serão lançadas durante o debate na emissora da Globo. Nesta reta final da campanha, só depois se avaliará, seja qual for o resultado do encontro na TV desta terça, se ele influirá ou não nas urnas. Pelo pouco tempo que falta para a eleição, não se sabe qual a influência que o debate terá. Esperemos para ver, pois!

POUCOS CONFRONTOS ENTRE OS QUATRO, JÁ QUE O ALVO COMUM ERA MESMO O CANDIDATO AUSENTE

No debate da RIMA/TV, ficou claro o entendimento entre os quatros candidatos de oposição ao atual governo, no sentido de se atacarem o mínimo possível, virando as baterias, praticamente todas, ao antagonista comum. Houve exceções, é claro, com pequenos confrontos, o maior deles entre dois esquerdistas (o que não é incomum!), Daniel Pereira e Pimenta de Rondônia. Daniel ironizou o fato de Pimenta ter disputado várias eleições sem ter ganho nada e Pimenta contra-atacou, dizendo que o patrimônio pessoal de Daniel deu um grande salto nos últimos anos. Léo Moraes também chegou a insinuar um ataque a Marcos Rogério (sem citar o nome do senador) pedindo à população que analise o passado de cada candidato e conheça seus vices, embora não tenha ido mais longe. Há que se destacar a organização do debate, a perfeição técnica e a apresentação de alto nível de Cícero Moura, um jornalista que ocupa cada vez mais espaço na mídia rondoniense, graças ao seu talento. Foi um bom debate mas, é claro, enfraquecido pela ausência do Governador/candidato.

ÚNICA CADEIRA AO SENADO: A BATALHA CONTINUA E PELO MENOS QUATRO CANDIDATURAS TÊM CHANCES REAIS

Se a corrida ao Governo parece se concentrar em dois nomes, embora haja uma pequena chance a um terceiro, na disputa pelo Senado, a situação está absolutamente imprevisível, a seis dias da eleição.  Pesquisas internas estão feitas por praticamente todos os candidatos e seus resultados, para cumprimento da legislação eleitoral, não podem ser divulgados. Mas não há como não comentar que, na reta final, há pelo menos três nomes com possibilidades reais de vitória e um quarto que está crescendo muito na reta final e não pode ser descartado. A disputa entre Mariana Carvalho, Expedito Júnior e Jaqueline Cassol está na base do voto a voto. Mas o empresário Jaime Bagattoli, que estava, nas pesquisas oficiais, com um percentual ainda pequeno de intenções de votos, teria dado um salto nos últimos dias. A assessoria de Bagattoli credita esse crescimento ao fortalecimento da sua campanha e à presença do presidente Bolsonaro, que gravou vídeos o apontando como o nome prefeito do seu partido, o PL, para a cadeira a que Rondônia terá direito. Acir Gurgacz entrou muito tarde na campanha, Mas é sempre bom lembrar que ele tem um eleitorado fiel. Quem será o escolhido? Só se saberá mesmo por volta das sete ou oito da noite deste próximo domingo.  

BAGATTOLI ESCOLHE EMPRESÁRIO DHEEP ROVER COM SEGUNDO SUPLENTE. O PRIMEIRO É O PASTOR VALADARES

Por falar em Bagattoli, ele já tem seu time para a corrida pela cadeira ao Senado. O primeiro suplente é o conhecido Pastor Valadares. Agora, segundo o candidato, “em respeito à Rondônia”, Bagattoli, que, aliás, tem crescido muito em intenções de votos nos últimos dias, buscou, para os cargos de suplentes, “pessoas capacitadas e alinhadas às propostas do presidente Jair Bolsonaro. O candidato do PL ao Senado escolheu como seu segundo suplente o empresário Dheep Rover que, junto com Bagattoli, pertence a setores estratégicos da direita no Estado. “Conheço o Jaime e tenho certeza de que ele fará um mandato voltado à população de Rondônia e será um aliado importante do Governo Federal”, afirma o empresário. Juntos, eles pretendem conquistar a  única vaga de Rondônia ao Senado, defendendo pautas importantes para a direita rondoniense e de apoio ao Governo Bolsonaro, nos próximos quatro anos. O primeiro suplente de Bagattoli é o Pastor Valadares, personagem dos mais importantes no nosso Estado.

PREFEITO ANUNCIA FIM DO CONTRATO COM A CAERD E UM PLANO DE 3 BILHÕES E 500 MIL REAIS PARA ÁGUA E ESGOTO

Ainda neste último semestre deste ano, a ideia é dar os primeiros passos em direção a um megaprojeto para Porto Velho, cujo custo final pode atingir até 3 bilhões e 500 milhões de reais (isso mesmo, bilhões!) e, melhor ainda, com apenas algo em torno de 400 milhões de dinheiro da Prefeitura. Todo o restante viria de parcerias público-privadas e sistemas de concessão. Afinal, que ideia tão custosa e que mudará a história da maior cidade do Estado é essa? O prefeito Hildon Chaves confirmou, nesta segunda-feira, ao participar do programa Papo de Redação, com os Dinossauros da Rádio Parecis, que começa ainda este ano a transformar em realidade o projeto de dotar sua cidade de 100 por cento de água e tratamento de esgoto. Uma decisão já está tomada: a concessão dada à Caerd, que está quebrada há muito tempo e não tem mais como investir, será extinta. Obviamente que um projeto deste tamanho e a este custo, não se tornará realidade em um curto espaço de tempo. Claro que não. Mas a decisão está tomada, as parcerias já estão sendo sondadas. O anúncio da caducidade da concessão à Caerd também. Hildon garante que vai cumprir esta grandiosa missão para com a população de sua cidade. Tomara que consiga, porque metade do porto-velhense não tem água encanada.

É O HORROR: PORTO VELHO REGISTRA 24 ASSASSINATOS EM APENAS 25 DIAS DESTE MÊS DE SETEMBRO

Assustador é pouco. Talvez a palavra correta seja apavorante. É este sentimento de quase pânico que a gente sente ao saber que, em 25 dias deste  mês, tivemos nada menos do que 24 homicídios só em Porto Velho, apenas computando o distrito de Nova Mutum. Ou seja, até o domingo, dia 25, praticamente um assassinato por dia. Para se ter ideia, em 2021, o “Monitor da Violência” detectou que Rondônia teve altos índices de homicídios: 38 por cada 100 mil habitantes. Ou seja, num só mês, o total de mortes violentas só na Capital do Estado deu, certamente, um salto nos índices de crimes de morte em nossa terra rondoniense. A polícia do nosso Estado tem agido rápido e esclarecido a grande maioria dos casos, em pouco tempo. Até o mês passado, tinha esclarecido 10 em 10 assassinatos. Dos 24 novos casos registrados, grande número são de crimes covardes, que  ocorreram em casos sob suspeita de confrontos de facções criminosas. A grande maioria das vítimas é de jovens.

NEGREIROS CONSEGUE APOIO DA EMDUR PARA ILUMINAÇÃO EM BAIRROS DA CAPITAL

Mesmo com toda a responsabilidade de comandar a Câmara Municipal de Porto Velho, o presidente da Casa, vereador Edwilson Negreiros não descuida um só minuto da sua atuação, como representante de todos os porto-velhenses. Ele tem sido um dos edis com maior número de pedidos de providências, atendendo praticamente todas as regiões da Capital. Como fez, por exemplo, com reivindicação para um mutirão de iluminação pública, encaminhados ao presidente da Emdur, Gustavo Beltrame e todos atendidos. Entre outros bairros, destaca-se a iluminação no Ulysses Guimarães, no Santo Cristo, na zona leste. Também, para outras regiões, foram realizados serviços de troca de lâmpadas e relés, tudo a pedido de Negreiros. O vereador igualmente conseguiu sensibilizar a Secretaria de Obras para a realização de serviços que melhoram a qualidade de vida dos moradores, em diferentes bairros da cidade. A atuação de Edwilson Negreiros tem ajudado a melhorar Porto Velho e a vida da população, principalmente aquela que mais precisa dos serviços públicos. E as ações vão continuar, ele garante.

NOTÍCIA-CRIME CONTRA ALEXANDRE DE MORAES É ASSINADA POR 130 DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL

E agora? Será que o feitiço está se voltando contra o feiticeiro? Um grande grupo de 130 delegados da Polícia Federal, a grande maioria de aposentados, ingressou nesta segunda-feira, com uma notícia-crime contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF e contra o chefe da inteligência da PF. No caso de Alexandre de Moraes, os representantes dos federais alegam que o ministro cometeu uma série de ilegalidades na ação recente contra empresários, chegando a usar, para protestar contra a decisão, que Moraes utilizou “alegações inacreditáveis”, para determinar a operação e que ele, o ministro, deve ser afastado imediatamente da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “por não ter a imparcialidade necessária” para o cargo. No documento, longo, os delegados que assinaram a notícia-crime denunciam ainda que Alexandre de Moraes bloqueou as contas do grupo de oito empresários, apenas atendendo uma representação do senador Randolfe Rodrigues, segundo o documento, não por acaso coordenador do candidato Lula à Presidência. A carta dos PF foi encaminhada também ao Procurador Geral da República.

PERGUNTINHA

Você já escolheu todos os seus cinco votos (Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual) ou vai decidir só na última hora, quando estiver diante da urna?

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook