Deputado Anderson palestra para voluntários do “Patrulha Eleitoral” do TRE-RO

Anderson do Singeperon foi o representante do Legislativo Estadual no Programa que forma jovens para o voto consciente e o exercício da cidadania.

Assessoria
Publicada em 05 de agosto de 2017 às 10:08
Deputado Anderson palestra para voluntários do “Patrulha Eleitoral” do TRE-RO

O deputado estadual Anderson do Singeperon (PV) foi o representante do Poder Legislativo escolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) para participar na quinta-feira (04/08) do Programa “Patrulha Eleitoral”, onde realizou uma palestra para jovens do ensino médio que participam de capacitação oferecida pela Escola Judiciária.

Com o intuito de colaborar para a formação dos voluntários que irão atuar como multiplicadores de conteúdo sobre cidadania e participação política-cidadã em escolas e comunidades, o parlamentar explanou sobre o papel dos deputados e do Poder Legislativo para a sociedade. “Muito importante essa formação para esses jovens que certamente irão colaborar para propagar a importância do exercício livre, consciente e responsável do direito de votar”, ressaltou.

Anderson evidenciou o papel do deputado estadual, que muitas vezes é confundida pela população. “Propor e aprovar leis, instituir tributos estaduais, julgar contas do governo estadual, instalar CPIs, investigar ilícitos da administração, fiscalização, entre outros pontos, fazem parte do trabalho desempenhado pelos deputados”, explicou aos alunos.

O parlamentar, que tem pouco mais de seis meses de mandato, falou também de sua trajetória na política. “Nunca tive padrinhos políticos. Não venho de uma família com trajetória política. Tudo que conquistei foi com muito trabalho e dedicação, principalmente na luta contra injustiças praticadas em desfavor dos trabalhadores”, revelou.

Na capacitação são abordados vários temas, a exemplo de noções de cidadania, conceitos de Estado, democracia, República, poderes constitucionais, sistema eleitoral constitucional, processo eleitoral, condutas vedadas e crimes eleitorais, com ênfase na campanha e propaganda eleitoral.

Ao final, além de multiplicador, os alunos poderão atuar como fiscal dos eleitos, atuando diretamente dentro da casa legislativa, adotando um vereador e acompanhando suas atividades.

Também participou como palestrante a vereadora de Porto Velho, Cristiane Lopes (PP), representante do Poder Legislativo municipal.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook