Deputado Anderson parabeniza aprovação de projeto sobre fim da prisão disciplinar nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros

Para parlamentar, o código disciplinar militar era considerado medieval

Assessoria Foto: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO
Publicada em 13 de dezembro de 2019 às 13:59
Deputado Anderson parabeniza aprovação de projeto sobre fim da prisão disciplinar nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Anderson Pereira (Pros), parabenizou a atitude louvável do senado federal em especial ao senador Major Olímpio (PSL-SP), pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 148/2015, que extingue a pena de prisão disciplinar para policiais e bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal. O relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). “É uma prisão humilhante, uma realidade humilhante. Pode ser causada por um sapato mal engraxado, por uma barba malfeita e até por uma farda malpassada. Esse projeto traz dignidade e cidadania a policiais e bombeiros”, disse o deputado. 

Ainda de acordo com o deputado o código disciplinar militar era considerado medieval, muito antigo, o que acabava resultando em punições severas, desde então a democracia do país está se atualizando para agir de forma digna dentro da lei. 

Os estados e o Distrito Federal terão um ano, a partir da sanção da Lei, para implementar as mudanças. O Código de Ética e Disciplina deverá ser aprovado por lei estadual ou federal disciplinando, especificando e classificando as transgressões dos PMs e bombeiros, além de estabelecer as sanções disciplinares que deverão observar, entre outros critérios, a dignidade da pessoa humana, a presunção de inocência e a razoabilidade e proporcionalidade.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook