Deputado Anderson Pereira entrega Voto de Louvor à Patrulha Eleitoral

Parlamentar destacou o trabalho do programa, na formação política e cidadã dos jovens.

Eranildo Costa Luna - Decom-ALE-RO Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO
Publicada em 17 de maio de 2019 às 12:17
Deputado Anderson Pereira entrega Voto de Louvor à Patrulha Eleitoral

O deputado Anderson Pereira (Pros), após a aprovação em plenário, procedeu a entrega de Voto de Louvor à Patrulha Eleitoral, programa criado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), em 2006, com a finalidade de formar jovens para atuarem conjuntamente na fiscalização ao processo eleitoral. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa.

"É um programa pioneiro no Brasil e que já serve de modelos para iniciativas semelhantes. O programa forma jovens guardiões da legislação eleitoral, na busca de promover a igualdade eleitoral. No Brasil, infelizmente, quem não tem poder econômico e nem sobrenome político, tem mais dificuldades eleitorais. E para garantir que haja limites, que o poder econômico não seja decisivo, não afeta o equilíbrio das eleições. Sou palestrante do programa e sei de sua importância nessa formação cidadã dos jovens", disse o deputado, ao abrir a solenidade.

O parlamentar salientou que, mesmo não possuindo um sobrenome político e nem poder econômico, conseguiu ser reeleito. "Talvez, se essa disputa fosse há 15 anos atrás, por exemplo, eu não teria tido sucesso, pois o modelo da época era muito ligado nessas duas questões. Hoje, a sociedade avançou e os mecanismos de controle também, permitindo que haja um maior equilíbrio na disputa", destacou.

Anderson Pereira relatou que, quando jovem, não gostava da política e nem de votar. "Somente aos 30 anos, na atuação sindical, é que percebi o quanto é importante a participação política. E, nas minhas campanhas, sempre pauto minhas intervenções no sentido de chamar a atenção do eleitorado pelo voto consciente, pela necessidade participação do cidadão no processo eleitoral", completou.

A representante do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), Lia Maria Lopes, destacou que a homenagem é um reconhecimento justo a um trabalho social importante. "Temos obrigação de trabalhar essa cidadania, como hoje é feito pela Patrulha Eleitoral. O programa começou em Porto Velho, mas hoje atinge todo o Estado, disseminando informações acerca do processo eleitoral e da democracia e participação política", destacou.

A coordenadora do Patrulha Eleitoral, Elizeth Afonso de Mesquita, ressaltou que projeto, implantado em 2006, vem se fortalecendo a cada ano. "Hoje, abrangemos também os estudantes universitários e agora vamos fiscalizar a atuação dos eleitos, num desdobramento da atuação da Patrulha Eleitoral", explicou.

Segundo ela, "nosso objetivo é formar cidadãos com compromissos com a sociedade, com a República e com a democracia. Nosso desejo é que ex-patrulheiros possam ser candidatos a cargos eletivos e que possam trazer esses ensinamentos para a política, num processo de renovação, de oxigenação das práticas eleitorais e políticas".

Rosalina Santos, representando os jovens do Patrulha Eleitoral, destacou o momento de descobertas e de medos, comuns na fase de formação dos jovens. "Os jovens sempre estão em busca de espaços, de conhecimento, de superação e de descobertas. A juventude foi às ruas e lutou pelo voto direto, sendo uma conquista importante para a nossa democracia".

Porém, Rosalina manifestou preocupação com a atual descrença dos jovens com a política, em razão dos constantes dissabores. "Há um recuo na participação dos jovens no processo eleitoral, infelizmente. É uma conquista que não devemos abrir mão. É bom lembrar que a participação política não é apenas eleição, mas é um processo muito mais amplo e necessário para a consolidação da democracia", completou.

Homenageados

O Voto de Louvor foi entregue a membros da equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) de Rondônia, entre eles a coordenadora Elizeth Afonso de Mesquita, Eliane Possamai e Eliane Pereira dos Santos. Servidores do Tribunal Eleitoral foram agraciados com a honraria.

Também foram homenageados dezenas de patrulheiros, de Porto Velho, entre eles Rosalina dos Santos, que fez um pronunciamento em nome de todos os agraciados.

Patrulha Eleitoral

O projeto visa a inserção dos jovens à vida política, com informações acerca de conceitos básicos de cidadania, direitos fundamentais e políticos, sistemas eleitorais, identificação das condutas vedadas e crimes eleitorais, dentre outros temas do direito eleitoral, fomentando a atuação da juventude na política.

O trabalho da Patrulha Eleitoral se intensificou entre os meses de agosto e setembro de 2018, por meio do Programa Eleitor do Futuro e levou formação dos jovens de ensino médio para atuarem no auxílio da fiscalização do processo eleitoral.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook