Deputado Anderson propõe fiscalizações em mineradoras e não somente em usinas hidrelétricas

Questão foi levantada pelo parlamentar durante audiência pública

Autor: Luis Junior/Assesoria | Foto: José Hilde
Publicada em 06 de maio de 2019 às 16:12
Deputado Anderson propõe fiscalizações em mineradoras e não somente em usinas hidrelétricas

Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (6), no auditório da Assembleia Legislativa, o deputado Anderson Pereira (Pros), em seu discurso, levantou a questão de realizar fiscalizações em barragens de mineradoras, que são muito pouco citadas durante discussões sobre possíveis sinistros que coloquem em risco a população.

Conhecedor de causa, pois desde a legislatura passada acompanha fiscalizações em barragens, Anderson destaca que diferente do estado de Minas Gerais, onde ocorreram dois desastres - Mariana e Brumadinho-, Rondônia sempre foca suas ações em usinas hidrelétricas, esquecendo as mineradoras, que estão em plena atuação em diferentes municípios.

O parlamentar ressaltou que participou de uma audiência pública em Nova Brasilândia, onde foram constatadas algumas situações em uma mineradora, que precisam ser melhor acompanhadas e fiscalizadas para que ninguém seja surpreendido.

Na capital rondoniense, após receber uma série de denúncias, Anderson Pereira foi a campo e juntamente com equipe da Usina de Santo Antônio, fiscalizou as barragens, que as denúncias apontavam estarem com rupturas. O fato que causou grande preocupação foi descartado pelos engenheiros, mas deixou um clima de tensão.

Anderson sugere que a comissão parlamentar a ser criada encaminhe pedidos aos órgãos fiscalizadores, Ministério Público, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e outros, de laudos e analises com cópias, para a Casa de Leis acompanhar esses casos.

O deputado fez questão de parabenizar a atitude do propositor da audiência, deputado Adelino Follador (DEM), pois se trata de um assunto bastante delicado e de grande importância a ser debatido. Ao fim, o parlamentar se colocou à disposição de continuar acompanhando essas situações, para que a população não sofra ainda mais como vem sofrendo desde o início das instalações das usinas no Estado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook