Deputado Lazinho da Fetagro comemora aprovação de recursos para as EFAs

Essa era uma das principais reivindicações destas escolas, instituições credenciadas sem fins lucrativos, que trabalham a pedagogia da alternância e que necessitam de apoio para a manutenção da qualidade do ensino aos seus alunos agricultores familiares.

Assessoria
Publicada em 29 de maio de 2017 às 10:23
Deputado Lazinho da Fetagro comemora aprovação de recursos para as EFAs

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) comemora com a Associação das Escolas Família Agrícola de Rondônia (Aefaro) e suas filiadas - as Escolas Família Agrícola (Efas) - a aprovação do Projeto de Lei 676 de 2017/17, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano de Repasse Financeiro às Efas, garantindo a transferência de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) para estas instituições no Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Essa era uma das principais reivindicações destas escolas, instituições credenciadas sem fins lucrativos, que trabalham a pedagogia da alternância e que necessitam de apoio para a manutenção da qualidade do ensino aos seus alunos agricultores familiares. A demanda da Aefaro e das Efas vinha sendo assistida pelo deputado Lazinho e pelas organizações sindicais do campo, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), que compreendem a importância destas instituições para a aplicação de uma educação do Ensino fundamental e Médio e/ou educação profissional técnico de nível médio, com conteúdos curriculares e metodológicos apropriados à educação do campo.

A aprovação do PL ocorreu na Sessão Extraordinária Itinerante, realizada ontem (26), durante a Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. O Projeto agora segue para sansão do Governador Confúcio Moura.

O deputado Lazinho da Fetagro lembra que essa foi uma ‘luta’ de mais de dois anos junto ao Governo do Estado, priorizada em seu mandato, articulando espaços de diálogo entre governo, Seduc e as instituições; e participando de forma direta nas discussões e construção do projeto. “E uma grata satisfação em poder comemorar com as escolas, pais e alunos esta conquista buscada há muitos anos. É um sonho para todos nós que lutamos por uma educação do campo de qualidade. Sou defensor da pedagogia da alternância e do trabalho prestado pelas escolas família agrícola em nosso Estado. O ensino oferecido por elas respeita a realidade e as especificidades do campo; por isso nosso mandato dedicou-se a questão”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo da Aefaro, Revelino Freitas, o momento é de comemoração e agradecimentos. “Nossa situação nos levava para o fechamento das escolas. Esse recurso é imprescindível. Por isso recorremos aos nossos apoiadores de sempre, como o deputado Lazinho, para juntos somarmos forças e garantirmos a manutenção das escolas e de nossos alunos”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook