Deputado Lazinho destaca capacitação dos policiais militares que integrarão a Patrulha Maria da Penha  

Esta capacitação aos policiais em aspectos jurídicos e de atendimento à mulher vítima de violência atende a uma indicação do deputado Lazinho apresentada ao Governo, no ano de 2015.

Assessoria
Publicada em 18 de maio de 2017 às 09:26
Deputado Lazinho destaca capacitação dos policiais militares que integrarão a Patrulha Maria da Penha  

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) registra cumprimentos ao Governo do Estado e a Polícia Militar (PM) pela realização da capacitação dos policiais militares que integrarão a Patrulha Maria da Penha, ocorrida antiontem (16), na sede da Unidade Integrada de Segurança Pública, na Zona Leste de Porto Velho.

Esta capacitação aos policiais em aspectos jurídicos e de atendimento à mulher vítima de violência atende a uma indicação do deputado Lazinho apresentada ao Governo, no ano de 2015, para que houvesse a qualificação de profissionais da área da segurança pública para um atendimento cada vez mais humanizado e respeitoso à mulher que sofre violência doméstica. Ressalta-se que esta propositura do deputado atendeu à reivindicação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, pautada no Grito da Terra - principal ação de massa de caráter propositivo e reivindicatório da categoria.

O deputado considerou  em sua indicação que, segundo pesquisas da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o primeiro atendimento recebido pelas vítimas vem também de forma violenta como, por exemplo, com comentários discriminatórios e ofensivos. E que tal atitude gera mais constrangimento podendo fazer com que ela desista de denunciar.

Por isso, destaca a ação da PM em melhor conscientizar e capacitar seus profissionais, reforçando que “é imprescindível que aqueles profissionais da ronda policial, aqueles que atendem nas delegacias comuns, ou mesmo aqueles que recebem a mulher vítima da violência nos hospitais, estejam preparados para prestar um atendimento sempre profissional e idôneo”.

O deputado defendeu, à época, o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Segurança em conjunto com o Governo Estadual, na compreensão de que se exige uma capacitação específica para que as vítimas se sintam como vítimas, mas com confiança nas políticas públicas que envolvem esse atendimento.

Lazinho alerta que a violência contra a mulher é realidade em todas as áreas, em todas as classes, tanto no meio urbano como no rural, e, portanto, precisa ser identificada e diminuída; o que só acontecerá, acredita o deputado, se os esforços estiverem voltados para esse fim.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook