Diabetes tipo 2 está associada ao consumo de bebidas açucaradas
Doenças cardiovasculares (DCVs) também têm maior relação com a ingestão desses produtos
Que a alta concentração de açúcar no sangue é um problema, já é de conhecimento da maioria das pessoas, mas o motivo por trás desse aumento pode não estar somente ligado ao consumo de doces. O consumo de bebidas açucaradas é uma das maiores causas para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, segundo um estudo publicado no Nature Medicine.
O Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hcor, explica que a ingestão dessas bebidas aumentou muito nos últimos anos, tanto em países mais desenvolvidos quanto nos mais pobres. “Esse alto consumo tem um impacto muito forte na saúde do coração, podendo gerar, além de diabetes, insuficiência cardíaca. A nossa atenção, porém, deve estar principalmente nas crianças, que também vêm ingerindo muitos líquidos açucarados”, explica.
A pesquisa aponta que, nos últimos anos, 9,8% dos casos de diabetes tipo 2 e 3,1% de DCVs foram associados às bebidas açucaradas “Nesse sentido, vivemos uma epidemia de obesidade, impactando o aumento de doenças cardiovasculares, gerando mais gasto em saúde pública e maior morbidade e mortalidade.”
O especialista afirma, ainda, que há uma facilidade muito grande de encontrar estas bebidas nos supermercados, e a grande questão da falta de tempo, atualmente, influencia para que sejam consumidas mais vezes. Além de matar a sede rápido, também geram uma leve sensação de saciedade, o que pode fazer com que os nutrientes adequados entrem em deficiência.
“Uma das primeiras coisas que precisam ser feitas é o reforço de políticas públicas sobre uma alimentação mais saudável. É importante também que as pessoas estejam dispostas a mudar os hábitos, pois grande parte das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por causa de vida mais regrada no sono, alimentação e exercícios físicos”, finaliza o Dr. Daniel.
Sobre o Hcor
O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.
Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.
Prefeitos debatem temas municipalistas em encontro na AROM
O principal tema da reunião foi a apresentação de uma proposta para fortalecer a defesa dos prefeitos e garantir mais segurança nas ações dentro da gestão municipal
Governo Federal destinará mais de R$ 49 bilhões a estados e municípios
As prefeituras interessadas devem se atentar aos editais e portarias lançados
Sócia do Opice Blum Advogados comenta decisão do CNJ sobre regulação de IA no Judiciário
Para assegurar transparência, sempre que um magistrado recorrer à IA generativa na elaboração de decisões, essa informação poderá ser mencionada no texto e registrada internamente para fins de auditoria




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook