Direita x Esquerda: estupidez?

“No Brasil não existe direita nem esquerda, mas um punhado de políticos ladrões que sempre se juntam para roubar o Erário”, disse certa vez o colunista Diogo Mainardi. 

Professor Nazareno*
Publicada em 07 de janeiro de 2018 às 16:02
Direita x Esquerda: estupidez?

A luta ideológica entre progressistas e conservadores que aparenta existir no Brasil é uma farsa. Fala-se que as eleições presidenciais deste ano prometem um embate feroz entre os dois grupos. Ledo engano. Com menos de 20 por cento de seus eleitores conscientes e devidamente politizados, o pleito será marcado pelos candidatos que melhor souberem enganar seus eleitores. “No Brasil não existe direita nem esquerda, mas um punhado de políticos ladrões que sempre se juntam para roubar o Erário”, disse certa vez o colunista Diogo Mainardi.  Nem Lula é da esquerda e muito menos Jair Bolsonaro é da extrema direita. E tudo indica que os dois se engalfinharão na luta pela preferência do eleitorado. Isso se a elite do país permitir a candidatura do petista, que será julgado proximamente ou a mídia não destruir as pretensões do capitão reacionário.

Pobre Brasil, que terá um dos dois como o próximo presidente da República.A ignorância de grande parte do eleitorado não consegue ver nada melhor para votar. E o pior é que parece não existiropção melhor do que eles. Bolsonaro é a medida certa para os eleitores desesperados e sem nenhuma leitura de mundo. Assim como o Collor iludiu grande parte dos brasileiros dizendo que era o caçador de marajás, Bolsonaro acena para os mais radicais e burros dizendo que vai fazer de tudo se eleito. Nem Collor caçou marajá nenhum nem o chamado “Bolsomito” vai prender qualquer corrupto. Já Lula é a panaceia milagreira dos esquerdistas. O homem que não vai mais roubar e vai governar para os pobres. Coisa que não fez em oito anos. E nenhum deles governará para os mais necessitados. Nenhum está preocupado com o povão e os brasileiros de um modo geral.

Nem Lula muito menos Bolsonaro fará jorrar mel e leite das ruas como seus eleitores tolamente acreditam. Acampanha eleitoral ainda nem começou e muita gente já está escolhendo suas preferências sem nem observar a viabilidade das propostas apresentadas por cada um deles. Qual dos dois promete, por exemplo, criar sistema de educação integral nas nossas escolas? Qual dos dois promete investir em educação de qualidade? Embora se diga que estão subestimando a popularidade do ex-militar, não creio que ele tenha mais eleitores do que o petista. Quem vota no Lula tem a mesma massa cinzenta do eleitor do Bolsonaro. Ninguém quer pensar no Brasil, apenas em suas próprias necessidades. Sem nenhuma ideologia ou convicção política, os eleitores mandarão de novo para o Planalto um presidente sem nenhuma identidade com o país.

O Brasil não precisa de salvadores da Pátria, mas de alguém que tenha a vontade de resolver os problemas seculares que enfrentamos. E isso se faz com tenacidade e empatia com o próximo. Se o futuro governante não tiver espírito coletivo, seriedade e honestidade, de nada adiantará ficar quatro anos fingindo nos governar. Vivemos um hiato político perigoso: o desprestígio da classe política fará aparecer “um Deus” que tudo resolverá. A vitória de Jair Bolsonaro ou de Lula apenas adiará a concepção de uma nação justa para com os seus habitantes. Estamos vivendo em uma “sinuca de bico” e não sabemos o caminho que devemos seguir. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Nem direita, nem esquerda. Nada de extremismos tolos, nem de vinganças premeditadas e inócuas. O Brasil precisa de ações que possam fazer uma das maiores economias do mundo ser um lugar próspero e justo. Lula e Bolsonaro sabem disto?

*É Professor em Porto Velho/RO.

Comentários

  • 1
    image
    marciel fernandes 07/01/2018

    Esse "professor" Nazareno tem que acordar desse surto de delírio que ele sofre, isso ta deteriorando sua saúde mental, que juntamente com esses pesamentos e atitudes: comunista, nazista, terrorista e etc. o mesmo pode ser considerado um doente mental. peço encarecidamente o familiares e amigos, que, busquem ajuda psiquiátrica a esse débil.

  • 2
    image
    Marcos 07/01/2018

    PORQUÊ NÃO? CERTO OU ERRADO, MORTO OU VIVO, INTELIGENTE OU BURRO, POLÍTICO BOM OU POLÍTICO RUIM. JÁ FIZ MINHA ESCOLHA! " BOLSONARO 2018".

  • 3
    image
    Everaldo 07/01/2018

    Acho que o Nazareno viajou nesse seu comentário . Comparar o eleitor de Lula com o eleitor de Bolsonaro é muito duro. A massa cinzenta é diferente. Não tenha dúvida! Acreditar em milagre? Nunca! Acredito em forças políticas. Nazareno, como professor que é, sabe que tem uma diferença monstruosa entre eles. Só espero é que nesse pleito que se aproxima a gente não se entregue ainda mais às forças reacionárias desse país!

  • 4
    image
    Marcos 07/01/2018

    Tudo na vida só existem 2 opções: SIM OU NÃO, CERTO OU ERRADO, BOM OU RUIM, DEUS OU DIABO, CÉU OU INFERNO, INTELIGENTE OU BURRO, POLÍTICO BOM 2% OU POLÍTICO LADRÃO 98%, BOLSONARO OU LULA. ENFIM, VEJAM QUAIS OPÇÕES VOCÊS SE ENCAIXAM, E BOA SORTE!!!

  • 5
    image
    brito 07/01/2018

    desde de Collor até Temer, o Brasil vem sofrendo com esse modelo de política do vale tudo, agora que surge uma proposta de mudanças, tentam amedrontar o povo brasileiro, que venha 2018 pois eu e minha família somos todos Bolsonaro.

  • 6
    image
    domingos 07/01/2018

    O analfabetismo politico e coisa seria principalmente em Rondônia.

  • 7
    image
    Christian 07/01/2018

    O povo vai ter o político que merece... pelo menos o povo de bem... Jair Bolsonaro... 2018 ... tem meu voto e da maioria da minha família. Não vai ser unanimidade pois toda família tem uns bostas ... e na minha não seria diferente. Jair Bolsonaro... pela famíla... 2018 e 2022 reeleito.

  • 8
    image
    paulo barbosa 07/01/2018

    excelente materia

  • 9
    image
    Feliz 07/01/2018

    voto no Bolsonaro, e vc pode votar no PT sem problema ou com problemas. ......

  • 10
    image
    Antonio 07/01/2018

    Diz um velho ditado que o bom julgador por si julga os outros. Portanto, quero lhe informar que não sou ignorante e burro como você mencionou acima, inclusive expondo um percentual astronômico . Votarei sim em Bolsonaro, pois muitos dos que serão candidatos, já os conhecemos e nenhum é menos ruim do que ele. Do governo "eu" quero duas coisas; saúde e segurança o resto é complemento se não me ofertar, "eu" me viro. Tem que entrar um caba macho no Planalto, para consertar essa esculhambação que fizeram de nosso País e até que provem o contrario, Ele é honesto, competente, responsável, justo, corajoso e acima de tudo patriota. É melhor já ir se acostumando !

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook