DIU de cobre é oferecido gratuitamente nas unidades de saúde
A secretária de saúde, Jaíne Barboza, explicou o passo a passo para ter acesso ao DIU de forma gratuita
A Secretaria Municipal de Saúde – Semusa oferece o serviço de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) para todas as mulheres em idade fértil que desejem utilizar um método anticoncepcional de longa duração e com eficácia acima de 99%.
O DIU de cobre pode ser usado por mulheres que tenham ou não ficado grávidas e praticamente não tem contraindicações, porém é necessário passar por avaliação médica para utilização segura do dispositivo.
A secretária de saúde, Jaíne Barboza, explicou o passo a passo para ter acesso ao DIU de forma gratuita. “Primeiro, a mulher deve ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e obter o encaminhamento para uma consulta de planejamento familiar, onde todas as dúvidas serão esclarecidas e, após os devidos exames e liberação médica, a inserção poderá ser realizada”, disse.
Jaíne lembrou ainda que o DIU tem eficiência apenas como método anticoncepcional. “O DIU não evita doenças sexualmente transmissíveis, por isso é indispensável o uso de preservativos nas relações sexuais”, finalizou.
OAB-RO participa do Painel de Resultados 2025 do MPF
Presença da OAB Rondônia reforça a transparência pública e o impulsionamento das pautas jurídicas
Alibaba firma acordo com MPF contra venda de mercúrio
Termo de compromisso prevê multas e exclusão de anúncios; substância usada no garimpo ilegal causa danos ambientais e à saúde humana
Acordo busca nacionalizar Medida Protetiva Eletrônica
Em um país de dimensões continentais, uma mulher em situação de risco não pode depender de grandes deslocamentos ou de obstáculos logísticos para solicitar proteção




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook