Do silêncio estrondoso à espera ruidosa

"Se ele abrir a boca e disser um quinto, apenas um quinto, do que sabe, Jair Messias explode para sempre", diz Eric Nepouceno sobre Anderson Torres

Eric Nepomuceno
Publicada em 20 de janeiro de 2023 às 14:54
Do silêncio estrondoso à espera ruidosa

www.brasil247.com - Anderson Torres e 4º Batalhão de Polícia Militar, no Guará

Anderson Torres e 4º Batalhão de Polícia Militar, no Guará (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil | Valter Campanato/Agência Brasil)

Anderson Torres, a figurinha opaca e diminuta que virou ministro da Justiça com Jair Messias, foi preso no sábado passado, dia 14, quando voltou da mesma Flórida onde está refugiado o ex-mandatário fujão. 

Falou rapidamente com os policiais que o prenderam, e na quarta-feira foi fazer o primeiro depoimento formal na Polícia Federal. E, conforme tinha sido anunciado pelo seu advogado, não abriu a boca.  

Embora esperado, o silêncio estrondoso deu o que falar. O argumento de Torres – não havia tido acesso aos autos do processo que levaram à sua prisão – é mais do que razoável e lógico, mas ainda assim o silêncio foi assunto de muita discussão. Afinal, há enxurradas de acusações contra ele amplamente divulgadas, e não seria preciso ler os autos para saber o que seria perguntado. Trata-se de um recurso legal que dará tempo para ele e seu advogado pensarem direitinho nas respostas, se é que existirão mesmo.

Segunda-feira, dia 23, conforme anunciado, Anderson será novamente interrogado pela Polícia Federal. E avisa que, desta vez, irá responder tudo que for perguntado. Será?

Ele continua quieto. Informações vindas do cárcere onde espera a hora de falar indicam que Anderson vive dias de tensão e depressão, e que diz não saber o que fez ou deixou de fazer para ter sido preso. Suave inocência. Suave e falsa, totalmente falsa.

Como bem disse o jornalista Leonardo Sakamoto em uma coluna no site UOL, a relação entre Anderson Torres e Jair Messias passou por uma virada: de homem-forte tornou-se homem-bomba.

Se ele abrir a boca e disser um quinto, apenas um quinto, do que sabe, Jair Messias explode para sempre.  

Por exemplo: o tal texto de um decreto que imporia o controle militar sobre o Tribunal Superior Eleitoral teve a participação de quem em sua elaboração? Além de Jair Messias, os generais empijamados Braga Netto e Augusto Heleno ajudaram? Foram informados? E outro empijamado, o Mourão, foi posto de lado?

Anderson saiu do ministério de Justiça e foi levado diretamente para a secretaria de Segurança do Distrito Federal. E em seguida entrou de férias, viajando para a mesma terra do Pateta onde o fujão já estava. Teve tempo apenas de desmantelar todo o comando da segurança de Brasília.  

Agiu por conta própria? Alguém sugeriu que ele fizesse isso para deixar a capital à mercê dos bolsonaristas que destroçariam tudo que encontrassem pela frente? Alguém disse ou insinuou que haveria um golpe para derrotar Lula e trazer Jair Messias de volta?

Sim, sim, há muito ruído nessa espera. Daqui até segunda-feira os dias terão muito mais do que 24 horas. Para Jair Messias e para todo o país.  

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook