Eleições na Rússia: deputada Mariana Carvalho acompanhou pleito a convite da Câmara Cívica do País

"Mariana participou da Conferência Internacional Científico-Prática "O papel da sociedade civil na garantia de padrões democráticos para a organização e condução das eleições"

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 21 de setembro de 2021 às 09:13
Eleições na Rússia: deputada Mariana Carvalho acompanhou pleito a convite da Câmara Cívica do País

A deputada federal Mariana Carvalho (RO) acompanhou de Moscou, as eleições para o Parlamento russo neste final de semana. Ela foi convidada pela Câmara Cívica da Federação Russa para participar como especialista pública internacional do processo eleitoral. Entre sexta-feira (17) e domingo (19), a população russa escolheu os 450 parlamentares para a Duma, a Câmara dos Deputados da Rússia.
 
"Mariana participou da Conferência Internacional Científico-Prática "O papel da sociedade civil na garantia de padrões democráticos para a organização e condução das eleições". Em seguida, acompanhou o processo eleitoral visitando colégios eleitorais na capital russa, Moscou. Outros especialistas e observadores de várias partes do mundo também participaram.
 
“A realidade russa é completamente diferente e observar de perto as eleições foi uma experiência muito importante. Toda população pode votar, porém o voto não é obrigatório. Os mandatos são de cinco anos e a votação acontece de forma online ou presencial. Neste segundo caso, com o preenchimento de cédulas nas quais constam os nomes dos partidos e dos candidatos. Elas são depositadas em grandes urnas espalhadas pelos colégios eleitorais”, relatou a deputada.

Mariana disse ter observado que o interesse da população pelas eleições na Rússia é pequeno e que as pessoas mais idosas geralmente fazem questão de ir às escolas e votar. Por outro lado, a participação dos jovens é menor e quando acontece é principalmente por meio da votação online, por celulares e computadores. Cada vez que um voto é computado por esse meio, ele é impresso e cai dentro de urnas transparentes que ficam na Central Eleitoral, em Moscou, que foi visitada pela deputada.
 
Segundo ela, apesar dos sistemas político e eleitoral de Brasil e Rússia serem completamente diferentes, a troca de aprendizados e as experiências e conhecimentos, adquiridos durante a missão, contribuem para a análise política e crítica no Brasil.
 
Além de Mariana Carvalho, outras autoridades brasileiras foram convidadas para acompanhar o processo eleitoral para a Duma. Estiveram ainda na Rússia, o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Luís Barroso; o Deputado Federal Túlio Gadelha (PE); o Diretor do Fórum Internacional dos Municípios BRICS, Henrique Domingues; e o Presidente da Comissão Nacional de Ética na Política da Federação Nacional dos Advogados do Brasil, Benedito Ballouk.
 
Além da eleição para a Duma, houve também eleições para os legislativos locais. Na atual composição da Duma, 336 das 450 cadeiras pertencem ao partido Rússia Unida, pró-Putin. Nas eleições deste final de semana  
 
Na apuração, que ainda está em curso, O Rússia Unida segue liderando com mais votos. O Partido Comuista aparece em segundo lugar. Estima-se que a oposição ocupe mais espaço que na legislatura anterior, como resultado de uma campanha pelo voto útil, na qual líderes opositores pediram votos aos seus candidatos com mais chances de vitória.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook