Elton Assis destaca valorização do jovem advogado através do trabalho da Caravana do Empreendedorismo

Para Elton Assis, mais da metade da advocacia é formada por jovens advogados.

Assessoria
Publicada em 06 de novembro de 2017 às 16:21
Elton Assis destaca valorização do jovem advogado através do trabalho da Caravana do Empreendedorismo

O conselheiro federal por Rondônia na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ouvidor nacional, Elton Assis, destacou a iniciativa de levar orientação técnica aos jovens advogados sobre a necessidade de empreender no atual contexto econômico utilizando as ferramentas do marketing jurídico e o uso correto das mídias sociais. Elton tem participado da Caravana do Empreendedorismo, projeto idealizado pelo secretário-geral da seccional rondoniense, Márcio Nogueira, com a participação da Comissão de Sociedade de Advogados, por sua presidente, a conselheira Shisley Nilce Soares, e os representantes da Comissão da Jovem Advocacia, que tem por objetivo levar a importância de constituir uma sociedade e as vantagens de optar pelo SIMPLES, imposto único com alíquotas menores garantido pelo Governo Federal.

Para Elton Assis, mais da metade da advocacia é formada por jovens advogados. E esses novos profissionais, muitas vezes, não estão preparados para enfrentar as nuances do atual modelo de mercado. “Não existe uma disciplina na faculdade que ensine o advogado a gerir seu escritório de advocacia, como conquistar seus clientes, como cobrar honorários, como se fixar diante dessa nova realidade, que é o marketing jurídico, a influência das mídias sociais”, argumentou o conselheiro. Essas noções já foram levadas as subseções de Ariquemes, Ouro Preto, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Buritis e nesta semana a agenda se concentra em Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno e Machadinho.

A Caravana do Empreendedorismo leva palestras e propicia a constituição de sociedades de advogados durante a visita. Segundo Elton Assis, são dois aspectos que são abordados. O primeiro é o auxílio ao jovem advogado como empreender e o segundo é levar a informação das vantagens de se optar pelo SIMPLES. Um dado apresentado pelo conselheiro federal é de 9 mil advogados, apenas pouco mais de 400 sociedades estão formadas. O restante, ou trabalha na informalidade, sujeito as sanções da Receita Federal, ou recolhe impostos sob alíquotas bem mais altas. Para evitar problemas, Elton Assis defende que o advogado deve avaliar a possibilidade de constituir uma sociedade - que pode ser, inclusive, a unipessoal -com a redução de alíquotas, que no caso do Imposto de renda, cai de 27,5% (dependendo da movimentação financeira) para 4,5% através do imposto único. “Muitas vezes essa informação não está chegando ao advogado”, disse ele.

Com os mecanismos corretos para trabalhar, o jovem advogado evita muitos traumas na carreira. Elton conta que o profissional recebe sua carteira da Ordem e fica na dúvida sobre como atuar. “O jovem passa por uma etapa difícil que é o exame de Ordem, pegou sua inscrição e aí vem outra dúvida: abrir seu próprio escritório, ingressar em um escritório já consolidado ou tentar um cargo público através de concurso. Hoje também  é comum o jovem sair da faculdade, pegar sua carteira, a família acredita no projeto e ajuda a montar o escritório e sem orientação, ele inicia suas atividades mas fecha as portas em 1 ano ou 1 ano e meio porque não teve as orientações certas.  Nesse sentido, a Ordem está ajudando a valorizar seus membros levando noções básicas de empreendedorismo e a melhor maneira de iniciar a carreira”, afirmou Elton Assis.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook