Em entrevista coletiva prefeito diz que situação da Covid-19 é gravíssima e pede cooperação da população

Eduardo Japonês disse que irá publicar novo decreto fechando bares, lanchonetes e balneários

Rogério Perucci/Folha do Sul
Publicada em 04 de janeiro de 2021 às 15:21
Em entrevista coletiva prefeito diz que situação da Covid-19 é gravíssima e pede cooperação da população

No final da manhã desta segunda-feira, 04, o prefeito de Vilhena Eduardo Japonês (PV) e o Secretário de Saúde Afonso Emerick concederam entrevista coletivo no auditório do Palácio dos Parecis, sede do governo municipal, para falar sobre ao aumento do número de casos de Covid-19 no município.
 
Ontem, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o maior município do sul rondoniense tem 448 casos ativos. E segundo o Secretário de Saúde, hoje o número de casos confirmados deve passar de 100. “A situação é gravíssima, os leitos de enfermaria da Central de Atendimento à covid-19 estão lotados e os leitos de UTI bem próximos de sua capacidade”, disse.
 
Dos 12 leitos de UTI em funcionamento hoje em Vilhena para atendimento de pacientes com a Covid, nove estão ocupados. Sete desses pacientes estão intubados.
 
De acordo com Emerick, o número de casos da Covid nesta segunda onda tem sido maior do que na primeira. Segundo o Secretário, a rede pública de saúde tem realizados mais de 200 atendimentos diários de pessoas com sintomas da covid, número mais elevado do que no auge da pandemia no ano passado.
 
Sobre a ocupação dos leitos reservados a pacientes com Covid, Emerick disse que a preocupação e maior por que Vilhena vem recebendo pacientes de outras cidades. Como foi divulgado ontem no boletim com atualizações dos números da doença no município. Segundo a informação da Secretaria Municipal de Saúde, dos 24 pacientes internados ontem na Central de atendimento a Covid-19, seis eram de outros municípios (um de Cerejeiras, dois de Chupinguaia, um de Ministro Andreazza e dois de Conquista do Oeste, no Mato Grosso).
 
Para tentar diminuir a onda de transmissão do vírus, o prefeito Eduardo Japonês disse que irá publicar amanhã, terça-feira 05, um novo decreto restringindo as atividades em alguns comércios. De acordo com ele, entre os atividades que devem fechar estão bares, lanchonetes e balneários.
 
Ele disse ainda que se reunirá com representantes dos municípios do Cone Sul para tratar de ações de enfrentamento à Covid, e irá pedir ao Ministério Público que recomende aos municípios da região que também façam restrições afim de diminuir os contágios.
 
Tanto o prefeito, quanto o secretário, foram enfáticos no pedido à população para que sigam as orientações de isolamento social. “A gente que pedir a compreensão da população de que estamos vivendo tempos difíceis, que a pandemia não acabou. Não é hora de ficar na esquina fumando narguile. Não é hora de visitar a tia. Se você não tem a necessidade de sair, fique em casa”, disse o Secretário de Saúde e foi complementado pelo prefeito: “Nós não queremos intervir na vida do cidadão, mas nesse momento precisamos. Se não houver uma cooperação da população, se os casos continuarem subindo, a gente não quer, mas seremos obrigados e decretar o fechamento total dos serviços não essenciais”, disse o prefeito.    

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook