Empresários deveriam mudar o nome do movimento 'Pensar Rondônia' para 'PeSar - ‘pêsames’ - Rondônia'

Após o fim do Isolamento Restritivo (Lockdown), de 14 a 21 de junho, em apenas 7 dias, houveram 3.316 novos infectados, sendo 2002 na Capital, e mais 93 mortes das quais 67 ou 72% em Porto Velho

CUT Rondônia
Publicada em 22 de junho de 2020 às 10:33
Empresários deveriam mudar o nome do movimento 'Pensar Rondônia' para 'PeSar - ‘pêsames’ - Rondônia'

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO) vem a público manifestar repúdio à posição de empresários e à omissão do governador Marcos Rocha, que insistem em manter comércios funcionando em meio ao aumento assustador no número de infectados pelo coronavírus e de mortes pela covid-19, principalmente, em Porto Velho.

Após o fim do Isolamento Restritivo (Lockdown), de 14 a 21 de junho, em apenas 7 dias, houveram 3.316 novos infectados, sendo 2002 na Capital, e mais 93 mortes das quais 67 ou 72% em Porto Velho. Uma imensa tragédia que custou quase uma centena de vidas em apenas uma semana e o tal movimento empresarial que deveria se chamar "PESAR, de pêsames, RONDÔNIA" ainda acha pouco.

Além disso, um estudo recente elaborado por cientistas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que fundamentaram a decisão do Conselho Municipal de Saúde que aprovou Recomendação unânime para retomada do Lockdown, alerta que: “diante da velocidade real de transmissão verificada nos últimos 30 dias, a não adoção de medidas de isolamento social ampliado, haverá um crescimento no número de casos e das internações e óbitos por COVID-19'".

Importante ressaltar que a adoção do lockdown imediato em Porto Velho já foi recomendada por diversos órgãos, além do Conselho Municipal de Saúde da Capital, como o Ministério Público Estadual, o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia e a Ordem dos Advogados (OAB-RO). Estes órgãos estão preocupados em salvar vidas, “CPFs”, enquanto o “PeSar Rondônia” se preocupa com “CNPJs”. É preciso ressaltar que falências e falidos se recuperam mais falecidos são perdas irreversíveis.

Lideranças empresariais estão atacando com veemência o retorno do Lockdown com pseudos argumentos, divulgados em jornal neste domingo (21), como "O prefeito nunca fez nada pela saúde desde que assumiu há três anos e fechar o comércio não vai produzir remédios nem aumentar os leitos à disposição da população".  Ora, este é só mais um motivo para o Lockdwon imediato.

Afirmam coisas estapafúrdias como "Ampliar e radicalizar o Isolamento neste momento pode até agravar a situação, lembrando que depois de 120 dias de suspensão das atividades econômicas, muitas pessoas já começar a entrar em depressão". Isso não impediu que a Itália, Espanha, EUA e dezenas de outros países fizessem Lockdown para salvar vidas.

O ‘PeSar Rondônia’ defende ainda que "caso retornarmos ao isolamento radical podemos começar a ter surtos de outras doenças, sem contar que, as famílias começam a ser contaminadas dentro de suas próprias casas, porque alguém tem de se expor para comprar o necessário à sobrevivência". Uma desfaçatez, pois trabalhadores e consumidores expostos em transporte coletivo, em aglomerações nas ruas e em atendimento dentro dos comércios estarão expostos dezenas de vezes mais ao risco de contaminação.

Diante do exposto, a CUT-RO repudia essa preocupação exclusiva do movimento ‘PeSar Rondônia’ em tentar salvar os comércios sem se preocupar em sacrificar vidas. Repudia também, com veemência, a omissão e a irresponsabilidade do governador Marcos Rocha que, insensível às quase uma centena de mortes em apenas uma semana, mantém a reabertura ampla de comércios.

Esta Central Sindical conclama a sociedade civil organizada para uma ampla mobilização em defesa da vida, para garantir a decretação imediata de um novo Lockdow por 14 dias e apela às autoridades do Ministério Público e do Judiciário para que atuem com rigor para suprir a omissão das autoridades municipais e estaduais.

Conclama, ainda, os vereadores, deputados estaduais/federais e senadores a saírem do “isolamento político”, da completa omissão atual, com raríssimas exceções, para atuarem na defesa da população, pois suas atitudes envergonham seus eleitores.

Por fim, ressalta que o Locdown terá pouca eficácia se for da forma irresponsável com foi o do Decreto nº 25.114, feito por apenas por uma semana enquanto as autoridades médicas e científicas recomendam que sejam a cada 14 dias; sendo que somente 5 dias após é que houve a sua regulamentação pelo governador, o qual ainda desautorizou publicamente um coronel da PM que se propunha a fiscalizar com rigor a medida.

O governador claramente sabotou o próprio Decreto de isolamento restritivo (Lockdown). Agora é preciso que o novo Lockdown seja para valer, com fiscalização rigorosa por parte de todos órgãos e intensa campanha de conscientização da população.

Porto Velho-RO, 22 de junho de 2020.

Comentários

  • 1
    image
    Paulo 22/06/2020

    Meu DEUS como tem gente idiota nesse mundo que torce para tudo dar errado. Parabéns pela iniciativa dos empresários de Rondônia.

  • 2
    image
    Carlos Puruna 22/06/2020

    Obtusos! Esquecem eles que não basta abrir o comércio. Sem animus do consumidor para comprar, não adianta nada. Deveriam era estar preparando estratégias para quando puder retornar, fazer descontos, promoções, campanhas. Os postos de gasolina, por exemplo, mal saiu uma flexibilização, já aumentaram, sem nenhuma justificativa plausível os preços dos combustíveis. Essa, em grande parte é a mentalidade do empresariado. Infelizmente!!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook