Enfermagem lidera preferência entre cursos da saúde e atrai jovens
Demanda crescente, vocação para o cuidado e diversidade de atuação impulsionam a busca pelo curso na Região Norte
Ji-Paraná, RO – A Enfermagem segue como uma das graduações mais procuradas no Brasil e, em Rondônia, o cenário não é diferente. Dados do Censo da Educação Superior de 2021 confirmam: é o curso da área da saúde com maior número de ingressantes no país. Em municípios como Ji-Paraná, o crescimento dos serviços de saúde e a valorização da carreira têm fortalecido o interesse de jovens pela formação.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Lucas | Afya Ji-Paraná, Fabiana Nink, a procura reflete não apenas as oportunidades de trabalho, mas também o desejo de fazer a diferença. “A Enfermagem é uma carreira com propósito. Muitos estudantes chegam ao curso movidos pela vontade de cuidar, de estar próximos das pessoas e de ajudar em momentos decisivos da vida”, destaca.
Embora o ambiente hospitalar ainda seja a principal referência para atuação, Fabiana ressalta que as possibilidades são amplas. O profissional pode trabalhar na saúde pública, desenvolver projetos sociais, atuar na docência, na gestão de serviços e também em áreas como auditoria e qualidade em saúde. Outro campo em expansão é o empreendedorismo, com enfermeiros abrindo consultórios próprios, oferecendo consultorias ou atuando em clínicas especializadas.
Cenário promissor em Rondônia
Com a ampliação das redes públicas de saúde, concursos em diferentes esferas e o fortalecimento da atenção domiciliar, Rondônia vive um cenário de forte demanda por enfermeiros. Em Ji-Paraná e cidades vizinhas, há uma carência histórica de profissionais capacitados, o que torna a formação estratégica tanto para o desenvolvimento regional quanto para a estabilidade profissional dos graduados.
“Há uma necessidade real e urgente de formar mais enfermeiros. A graduação em Enfermagem não é apenas uma escolha segura para quem busca oportunidades no mercado, mas também uma contribuição direta para a qualidade da saúde prestada à população”, analisa a coordenadora.
Formação alinhada ao mercado e com vivência prática
No Centro Universitário São Lucas | Afya Ji-Paraná, o curso de Enfermagem é ofertado no período noturno, o que amplia o acesso a estudantes que também trabalham. A estrutura conta com laboratórios modernos, corpo docente experiente e uma proposta pedagógica que integra teoria e prática desde o início da formação.
A matriz curricular do curso é outro diferencial. “Ela acompanha as atualizações do mercado de trabalho e proporciona ao acadêmico uma visão ampla das possibilidades de atuação”, explica Fabiana Nink.
A partir do 2º período, os alunos já iniciam as chamadas Estações de Aprendizado, que oferecem contato com a prática profissional por meio de disciplinas externas realizadas na rede de saúde conveniada do município. Os estudantes vivenciam a rotina de locais como hospitais, unidades básicas de saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades especializadas em doenças tropicais, centros de saúde da mulher, atendimento pré-natal de alto risco, UPA e SAMU.
Além das disciplinas práticas, o curso oferece uma extensa carga horária de estágios supervisionados, reforçando a preparação técnica e o compromisso social do futuro profissional.
Vestibular 2025.2 com inscrições abertas
O Centro Universitário São Lucas | Afya Ji-Paraná está com inscrições abertas para o Vestibular 2025.2. A prova será realizada de forma online, garantindo conforto e segurança para todos os candidatos.
Os interessados devem se inscrever pelo site: www.saolucas.edu.br.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Governo de RO participa de Oficina Técnica da Estratégia Amazônia 2050 e abertura da Semana do Clima, em Belém
A articulação entre os estados amazônicos representa um avanço significativo e efetivo frente às transformações climáticas
Prefeitura realiza obra de drenagem na avenida Raimundo Cantuária
Um trecho de 500 metros de tubulação dará vazão às águas pluviais
Convênios da CAARO garantem benefícios exclusivos para a advocacia rondoniense; veja a lista com os descontos
Relação completa dos convênios e os respectivos descontos pode ser consultada na planilha em anexo




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook