Escola Móvel do Governo de Rondônia terá cursos em três períodos

As Escolas Itinerantes vão percorrer os municípios rondonienses com foco no desenvolvimento regional

Giliane Perin Fotos: Giliane Perin e Arthur Martins Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 11 de novembro de 2021 às 15:45
Escola Móvel do Governo de Rondônia terá cursos em três períodos

Carreta se transformou em sala de aula para atender 60 alunos divididos em turmas com aulas pela manhã, tarde e noite

Em Pimenta Bueno, na tarde de quarta-feira (10), aconteceu a aula inaugural dos cursos técnicos para produção de embutidos e defumados, na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, coordenada pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep). A carreta, estacionada ao lado da Prefeitura do município se transformou em sala para aplicação de aulas teóricas e práticas para a formação dos 60 alunos inscritos, que vão ser divididos em três turmas, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Escolas itinerantes é um dos investimentos realizados pelo Governo de Rondônia na Educação Profissional, com a finalidade de difundir o primeiro emprego e também qualificar cidadãos para oportunizar um ingresso mais rápido ao mercado de trabalho. Foram empregados no projeto “Educação sobre Rodas” aproximadamente R$ 9 milhões.

Aula inaugural aconteceu no Centro Cultural Antônio Augusto Neves em Pimenta Bueno

“Toda a batalha que você vai enfrentar na sua vida, passa pela experiência e pelo conhecimento que você adquiriu. Quando a gente olha uma carreta e o Estado investindo em conhecimento técnico e prático, nós não estamos apenas olhando para um ato político ou uma ação de governo, estamos falando da transformação de uma sociedade. Isso porque a prosperidade passa pela qualificação técnica”, destacou o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves.

Com carga horária de 60 horas, o eixo tecnológico dos cursos de Embutidos e Defumados e a Produção Alimentícia. Durante as aulas, o professor Kleber Delgado vai instruir os alunos quanto ao processamento e conservação da matéria-prima e produtos, e também a aplicarem soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolverem produtos e processos.

ESCOLAS MÓVEIS

Dentro do projeto “Educação sobre Rodas”, implantado pelo Idep, o Poder Executivo conta com quatro escolas móveis, duas delas focadas no empreendedorismo, onde o participante aprende a gerar a própria renda e montar o próprio negócio.

“O Governo de Rondônia pensou em atender mais espaços, mais territórios em um mesmo momento e com agilidade maior. As unidades móveis chegam com rapidez e capacitam uma parte da população para que a partir daí, ela já tenha a chance de empreender ou se capacitar para trabalhar em uma empresa”, detalhou o gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda.

Escolas itinerantes é um dos investimentos realizados pelo Governo de Rondônia na Educação

As Escolas Itinerantes vão percorrer os municípios rondonienses com foco no desenvolvimento regional, como explicou a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira. “Nós fizemos um estudo de todas as regiões do Estado, nos 52 municípios, verificando quais são as suas potencialidades. Verificamos a demanda de mercado, qual a necessidade de capacitação para essas localidades, pensando dessa forma, as ações estão focadas no desenvolvimento local”.

Além da Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, o projeto “Educação Sobre Rodas” conta com as unidades de Máquinas Agrícolas, Panificação e Confeitaria e a de Imagem Pessoal.

Todos os cursos oferecidos pelas escolas itinerantes são gratuitos. Para conferir a abertura de novos cursos e vagas basta acompanhar as publicações no Portal do Idep.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook