Especialista fala sobre direitos dos pacientes com câncer
A burocracia e o desconhecimento ainda são os maiores obstáculos enfrentados por pacientes em tratamento
Muitas pessoas desconhecem que pacientes oncológicos têm direito a diversos benefícios legais, como isenção de impostos e apoio previdenciário. Para esclarecer essas questões, o Instituto Unidas para Sempre inicia uma série de lives quinzenais, ao vivo, às terças-feiras, às 20h30, no Instagram. (@unidasparasemprerj), com a participação da advogada Catiane Cabral, especialista em direito previdenciário. Os próximos encontros serão nos dias 8 e 22 de julho.
Durante os encontros, a advogada vai tirar dúvidas sobre temas como INSS, isenção de IPTU e IPVA, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, entre outros direitos garantidos por lei, mas muitas vezes desconhecidos ou negligenciados.
- A burocracia e o desconhecimento ainda são os maiores obstáculos enfrentados por pacientes em tratamento. Por exemplo, no INSS a pessoa para obter seus direitos, precisa ter diversos laudos de perícias específicos. Para economizar tempo e recursos, é importante saber o que fazer e qual órgão buscar - explica a especialista.
A iniciativa é conduzida por Jaqueline Chagas, paciente de câncer de mama e fundadora do Instituto Unidas para Sempre. Segundo ela, o objetivo é empoderar pacientes oncológicos e suas famílias, que frequentemente enfrentam leis que não são devidamente cumpridas. “Queremos mostrar que é possível lutar legalmente pelos seus direitos”, afirma.
Sobre o Instituto Unidas para Sempre
O Instituto Unidas para Sempre nasceu nas redes sociais como um espaço de acolhimento e troca entre mulheres em tratamento oncológico.
Hoje, a rede conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, nutricionistas, advogadas, médicos, assistentes sociais, terapeutas e outros profissionais, que atuam voluntariamente para atender famílias em situação de vulnerabilidade.
“Nosso objetivo é oferecer apoio completo para quem enfrenta o câncer, especialmente aquelas que não têm acesso a serviços essenciais”, afirma Jaqueline.
Instagram: @unidasparasemprerj
Incra realiza mutirão de regularização fundiária
Os atendimentos ocorrerão no Distrito de Surpresa, de 29 de junho a 1º de julho, no prédio do Idaron
Prefeitura intensifica mutirão de limpeza e manutenção no bairro Capelasso
Para aumentar a resolutividade, a Semosp adotou uma nova estratégia operacional, destacando equipes para atuar de forma concentrada nas áreas mais críticas do bairro
Técnicos da Semagric realizam visita técnica ao Projeto Reca, em Nova Califórnia
Encontro teve como objetivo discutir políticas públicas voltadas à agroecologia




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook