Estacionar sobre a faixa de pedestres é infração grave e coloca vidas em risco
Prefeitura de Porto Velho reforça ações de conscientização e fiscalização para garantir mais segurança no trânsito
Faixa de pedestres é um espaço de respeito, empatia e responsabilidade
Apesar de amplamente conhecido por todos, o ato de estacionar sobre a faixa de pedestres ainda é uma infração bem recorrente no trânsito de Porto Velho. Esse comportamento, que muitos insistem em minimizar como um “só um minutinho”, representa uma séria ameaça à segurança de quem precisa atravessar a via e, além disso, é uma infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita à multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A faixa de pedestres é um espaço de respeito, empatia e responsabilidade. Impedir o seu uso adequado é, acima de tudo, desrespeitar o direito de ir e vir com segurança, especialmente de idosos, pessoas com deficiência, crianças e todos que precisam se locomover a pé.
Respeitar a faixa pode evitar acidentes e salvar vidas
Segundo o secretário municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Iremar Torres, as equipes da secretaria têm intensificado ações educativas e de fiscalização para coibir esse tipo de prática. “Infelizmente, é uma infração muito comum. Recebemos com frequência denúncias da população mostrando veículos estacionados em cima da faixa. É um ato de desrespeito com a vida do próximo. Não é apenas uma questão de trânsito, é uma questão de humanidade”, destacou o secretário.
A Prefeitura de Porto Velho, por determinação do prefeito Léo Moraes, tem reforçado o compromisso com a segurança viária em toda a capital. “O trânsito é responsabilidade de todos. Estamos ampliando os esforços para que a Semtran atue de forma mais incisiva, tanto na fiscalização quanto na educação. Nosso objetivo é preservar vidas e construir uma cidade mais segura para todos”, afirmou o prefeito.
Além das ações nas ruas, a Semtran disponibiliza um canal direto para que a população possa contribuir com a fiscalização. Casos de flagrante de veículos estacionados sobre a faixa de pedestres podem ser denunciados pelo WhatsApp (69) 9 8471-1870, por meio do envio de mensagens com foto, local e horário da infração.
Sinal de vida do pedestre é uma importante ferramenta para garantir a redução de acidentes
A conscientização é um dos caminhos mais eficazes para mudar comportamentos no trânsito. A simples atitude de respeitar a faixa pode evitar acidentes e salvar vidas. Por isso, a orientação da Prefeitura é clara: desacelere, seu bem maior é a vida.
SINAL DE VIDA
Antes de tentar atravessar a faixa, o pedestre deve fazer um gesto simples, mas que faz a total diferença na segurança de quem utiliza as vias públicas de Porto Velho. O sinal de vida do pedestre é uma importante ferramenta para garantir a redução de acidentes no trânsito de Porto Velho.
Para realizar o sinal de vida, antes de pisar na faixa, basta o pedestre estender o braço para indicar sua intenção de cruzar a via. Vale destacar que esse gesto permite que os condutores percebam o pedestre e garantam a prioridade na passagem.
Melhorando com o tempo
Então, ser humilde não é mais apenas uma estratégia para conseguir uma vantagem ou impressionar muitas pessoas
Circuito Elas Pescando abre inscrições gratuitas para etapa em Jaci-Paraná com mais de R$ 50 mil em prêmios
Três etapas do Elas Pescando já estão confirmadas este ano, graças ao empenho da deputada estadual Ieda Chaves, que destinou emendas parlamentares para realização dos eventos
Para fortalecer defesa dos direitos da sociedade, MPRO empossa dez novos promotores de Justiça substitutos
Novos membros reforçam o compromisso institucional com a promoção da justiça em Rondônia




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook