Estados da Amazônia recebem recursos para preservação ambiental na COP 23

...governadores dos estados da Amazônia e senadores brasileiros participaram da assinatura de um acordo de cooperação que prevê a doação de 100 milhões de euros pelos governos da Alemanha e do Reino Unido.

Agência Senado 
Publicada em 15 de novembro de 2017 às 12:27
Estados da Amazônia recebem recursos para preservação ambiental na COP 23

Parte dos recursos serão direcionados às comunidades da floresta, como os povos indígenas
FUNAI

A redução do desmatamento no Brasil em 16% ajudou o país a conquistar recursos internacionais. Durante o evento Amazon Bonn Day, na Alemanha, nesta terça-feira (14), governadores dos estados da Amazônia e senadores brasileiros participaram da assinatura de um acordo de cooperação que prevê a doação de 100 milhões de euros pelos governos da Alemanha e do Reino Unido.

Acre e Mato Grosso vão receber cerca de 70 milhões de euros por terem projetos na área ambiental aprovados pelos países europeus. Mas, todos os estados da Amazônia poderão ter financiamentos de projetos de preservação financiados pelo Fundo da Amazônia que recebeu mais 30 milhões de euros da Alemanha, direcionados exclusivamente para ações de preservação da Floresta Amazônica e desenvolvimento das comunidades da floresta, caso dos povos indígenas.

O cacique Raoni, líder indígena brasileiro da etnia caiapó, esteve no evento e apontou a necessidade de proteger as comunidades indígenas, que agem como verdadeiras guardiãs da floresta. O senador Jorge Viana (PT-AC), que representou um dos estados beneficiados por preservarem a Amazônia, afirma que parcerias como essas são fundamentais para o desenvolvimento e apoio a comunidades indígenas.

— Esses recursos são doações diretas que nós estamos recebendo que vão chegar diretamente para as populações indígenas e também para o que nós chamamos de economia solidária das populações extrativistas- disse o senador, ressalto que esses recursos serão usados no combate ao desmatamento e serão investidos ainda na diminuição da desigualdade e no combater à pobreza nos estados da Amazônia.

O governador do Pará, Simão Jatene, disse que todos os estados da Amazônia devem se unir em defesa da região.

— O Brasil e o mundo devem compreender a Amazônia em uma outra dimensão. Não raramente a Amazônia tem sido muito fértil na produção de mitos. E isso termina levando para uma certa armadilha. Na Amazônia, você tem que fazer a opção pelo seguinte: produzir ou preservar. Essa é uma armadilha extremamente perigosa, porque na Amazônia, sem dúvida alguma, nós temos necessariamente que produzir conservando — afirmou o governador.

Acordos de cooperação como estes, que fortalecem as comunidades tradicionais, têm cada vez mais atraído outros países e já chamam a atenção de bancos que priorizam projetos de combate à pobreza e de preservação ambiental, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial. Os recursos serão disponibilizados imediatamente.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    joão bosco 15/11/2017

    todo dinheiro vai ser desviado. o pais não está preparado para combater os desmando , além do mais a comunidade internacional não está preocupada com o meio ambiente e sim com seus interesse pessoais

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook