Estudantes entrevistam o presidente do TJRO em pesquisa sobre o Poder Judiciário

O desembargador destacou, aos alunos da capital, a importância da Educação aliada à tecnologia

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 23 de novembro de 2019 às 09:14
Estudantes entrevistam o presidente do TJRO em pesquisa sobre o Poder Judiciário

Estudantes da Escola Juscelino Kubitschek, de Porto Velho, entrevistaram o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Walter Waltenberg, nesta sexta-feira, em pesquisa realizada sobre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Acompanhados do professor Júnior Rangel, os alunos puderam questionar sobre atribuições, estrutura, funcionamento e importância do Poder Judiciário para a sociedade.

“O fato é que, com tecnologia, nós estamos tentando atender à finalidade do Judiciário. Podemos dizer que atendemos em parte, porque conseguimos julgar com agilidade os processos em diversos aspectos, mas ainda temos lentidão em algumas áreas. Isso devido à demanda elevada, que o juiz não consegue dar vazão. Daí a importância de se buscar soluções de inteligência artificial, a exemplo do Sinapses, já até adotado pelo CNJ”, explicou quando questionado sobre o papel do Judiciário.

O presidente esclareceu que o Poder Judiciário é o responsável por julgar os conflitos sociais de acordo com leis criadas pelo Legislativo e que devem ser cumpridas pelo Executivo. Citou, ainda, o projeto Justiça Rápida Itinerante como um exemplo de aplicação das leis e difusão da cidadania, por oferecer acesso aos cidadãos de locais mais afastados.

A estudante Lívia Stéfany Valente, do 8º ano, aproveitou para agradecer a sensibilidade de manter um projeto como esse. “Eu venho de uma localidade do interior, Calama, e posso ver o quanto é importante para as pessoas de lá o fato da Justiça ir até a comunidade, que muitas vezes precisa resolver coisa mais simples como guarda de filhos e não tem dinheiro para pagar passagem para vir até Porto Velho acompanhar um processo”, relembrou.

Os alunos aproveitaram, também, para esclarecer curiosidades sobre a carreira dentro do direito e pediram conselho para quem deseja se dedicar ao curso. O desembargador apresentou as possibilidades ofertadas pelo Poder Judiciário, incluindo a possibilidade de estágio, mediante processo de seleção.

“A educação é um bem imprescindível que vocês terão para sempre e hoje vocês podem ter acesso ao conhecimento da maneira mais ágil”, com apenas um celular, destacou.

Sobre os resultados do trabalho, o professor disse que “a interação foi muito boa, porque podemos perceber o interesse e o aprendizado deles quanto às prerrogativas, função e extensão do Poder Judiciário, além do impacto que tem perante à sociedade”, analisou.

“Conforme a gente vai entrevistando, vai conhecendo um pouco mais de cada Poder. Eu imaginava que era bem diferente, com os esclarecimentos tudo ficou mais simples de entender”, opinou Maria Alice de Carvalho.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook