Ezequiel Júnior parabeniza Câmara de Machadinho pelo projeto Vereador Cidadão Mirim

Parlamentar acompanhou sessão extraordinária realizada no auditório da prefeitura para início dos trabalhos do parlamento mirim.

Assessoria
Publicada em 12 de junho de 2018 às 16:20
Ezequiel Júnior parabeniza Câmara de Machadinho pelo projeto Vereador Cidadão Mirim

O deputado estadual Ezequiel Júnior (PRB), na segunda-feira (11), prestigiou o evento realizado no auditório da Prefeitura de Machadinho do Oeste para a execução do projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’, desenvolvido pela presidente da Câmara Municipal, Dvani Martins Nunes (PRB).

A sessão extraordinária realizada na prefeitura deu o ponta pé inicial para o projeto que coloca jovens entre 11 e 15 anos na dianteira do aprendizado político legislativo na cidade. Ao comentar o evento, o deputado disse ter considerado o projeto inovador e destacou o momento político do Brasil.

“É importante que esses jovens saibam das dificuldades que os vereadores enfrentam no dia a dia em suas cidades e regiões, além de ser uma experiência na qual terão noções de aprenderem a como defender seu povo”, ressaltou Ezequiel Junior.

O projeto foi aprovado pelos vereadores e tomou as Escolas Municipais com uma campanha que elegeu vereadores mirins. O evento contou com todos os legisladores locais, autoridades e população, mostrando responsabilidade e qualidade na organização.

Entenda o projeto

Como público alvo, alunos de 11 a 15 anos, do 6º ao 9º ano, sendo 11 vereadores. Na primeira etapa cada escola escolheu seus pré-candidatos através de um concurso de redação com o tema “Overdadeiro papel do vereador na sociedade”.

Depois a Câmara entregou os materiais de campanha para os candidatos de cada escola fazerem suas campanhas que contou com o período de eleição dos alunos, com debates e proposta em salas de aula.

No dia 9 de maio, foram realizadas as eleições nas escolas, onde os alunos votaram e escolheram seus representantes que terão o mandato até novembro. Haverá uma sessão ordinária uma vez por mês e todas as matérias por eles deliberadas, como requerimento e indicação terão validade igual a de um vereador normal. Por fim, cada aluno terá que apresentar um projeto de lei.

Cada um dos ganhadores do projeto vencedor, aluno, coordenador e a escola, ganharão um notebook, e o projeto será aprovado pela Câmara Municipal e se transformará em lei no município.

Ao todo, de 1300 pré-candidatos foram selecionados, 48 candidatos concorreram e 11 foram eleitos de sete escolas participantes, tanto dos distritos quanto da cidade. O projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’ é um programa da Câmara Municipal e conta com o apoio da prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da representante de Machadinho do Oeste, Mariza Brandeleiro.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook