Festival Rondônia Saboroso realiza oficinas de Cozinha Criativa em 10 cidades do estado

Municípios receberão o 1ª circuito gastronômico de Rondônia, com participação de estabelecimentos locais

Assessoria
Publicada em 02 de junho de 2023 às 10:47
Festival Rondônia Saboroso realiza oficinas de Cozinha Criativa em 10 cidades do estado

Chef Willian Aimar ministra oficina de Cozinha Criativa nos municípios que receberão Rondônia Saboroso.

As ações que englobam o 1º circuito gastronômico de Rondônia já começaram: durante essa semana, os 10 municípios que receberão o festival estão promovendo oficinas especiais de capacitação sobre Cozinha Criativa, com o Chef e Consultor Gastronômico, Willian Aimar, de Santa Catarina.

O encontro, além de reunir os estabelecimentos participantes, serve como um estímulo para auxiliar os chefs locais a desenvolverem os menus que vão compor o circuito gastronômico, que acontece em três temporadas, entre 06 de julho e 20 de agosto de 2023. Os pratos devem ser desenvolvidos com produtos regionais que representam as tradições e cultura do estado.

O Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia - Facer, Marco Cesar Kobayashi, ressalta a importância deste momento na construção do circuito gastronômico: “Esse é só o ponto de partida para a realização de um evento inédito para o nosso estado. Os encontros são fundamentais para promover o associativismo entre os empresários, além de encorajar os cozinheiros a aperfeiçoarem suas técnicas criativas, pensando em novas formas de preparo e principalmente na utilização dos nossos maravilhosos ingredientes locais”, diz.

As ações acontecem individualmente nos 10 municípios que vão compor o Circuito Rondônia Saboroso: Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D'Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho e São Miguel do Guaporé. Nas oficinas, os participantes são apresentados a produtos regionais e recebem dicas de preparo para esses alimentos, depois realizam atividades práticas que terminam com o preparo de um prato completo.

O Chef e Consultor Gastronômico do Festival, Willian Aimar, revela detalhes sobre as oficinas realizadas: “Está sendo um processo maravilhoso. É muito satisfatório acompanhar a evolução dos participantes. Muitos chefs e cozinheiros chegam para a oficina receosos sobre os produtos e pratos que vão servir no festival, mas terminam o encontro animados, cheios de ideias para a elaboração dos pratos que vão compor o circuito gastronômico. Estou ansioso para experimentá-los”, admite.

Oficina Cozinha Criativa.jpg

Oficina de Cozinha Criativa estimulou chefs a utilizarem produtos que fazem parte da cultura de Rondônia.

O Rondônia Saboroso é um festival gastronômico realizado pelas Associações Comerciais e Empresariais dos municípios, pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), Governo Estadual de Rondônia e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), sob o termo de Fomento Nº193/PGE-2022. O evento ainda conta com o apoio institucional  do Conselho Empresarial de Turismo (CONETUR), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e  Serviço Brailseiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( SEBRAE).

Para o desenvolvimento do projeto, a FACER conta com a consultoria técnica da Cocriando Sabor e Saber que tem uma metodologia exclusiva para o desenvolvimento de eventos gastronômicos, aplicada em dezenas de festivais já realizados no estado de Santa Catarina – acompanhe no Instagram @festivaisgastronomicos.com.br.

A 1ª edição do Rondônia Saboroso acontecerá em 10 cidades, entre 06 de julho e 20 de agosto de 2023. O circuito será dividido em três temporadas:

-        Temporada 01: de 06 a 23 de julho em Cacoal, Cerejeiras e Pimenta Bueno.

-        Temporada 02: de 13 a 31 de julho em Ariquemes, Machadinho D'oeste e Porto Velho.

-        Temporada 03: de 03 a 20 de agosto em Jaru, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste e São Miguel do Guaporé.

Podem participar do festival restaurantes, cafeterias, petisqueiras, hamburguerias e bares. Os estabelecimentos participantes terão que elaborar menus especiais que resgatam a cultura e gastronomia de Rondônia.

As inscrições de estabelecimentos que desejam participar do festival ainda estão abertas, por meio das associações comerciais de cada município. Acesse a lista de contatos: https://bit.ly/3C50xJy

Veja todas as fotos dos encontros aqui: https://bit.ly/43cCFzJ

 

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook