Fisioterapeutas: essenciais para o desempenho e recuperação dos atletas nos Jogos da Juventude
Para garantir a demanda de cuidados constantes com os estudantes-atletas, o governo de Rondônia disponibiliza um fisioterapeuta em todas as edições de jogos
A atuação dos fisioterapeutas nos jogos é fundamental para garantir o bem-estar e desempenho dos atletas, proporcionando suporte tanto preventivo quanto terapêutico
A atuação dos fisioterapeutas nos Jogos da Juventude é fundamental para garantir o bem-estar e o desempenho dos atletas, proporcionando suporte tanto preventivo quanto terapêutico durante toda a competição. Esses profissionais desempenham função essencial na prevenção de lesões, reabilitação de traumas e no acompanhamento do condicionamento físico dos jovens atletas. Para dar todo o suporte e garantir a demanda de cuidados constantes com os estudantes-atletas no evento, o governo de Rondônia disponibiliza, em todas as edições de jogos, um profissional da área.
Fabrício Teixeira, é um dos fisioterapeutas que se revezam nas competições, tanto em nível estadual, como nos Jogos Escolares Rondoniense (Joer), quanto em nível nacional, nos Jogos da Juventude (JJ) e nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). Servidor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), há 16 anos, o fisioterapeuta tem um currículo que acumula experiências ao longo de 32 edições de jogos.
O governo de Rondônia disponibiliza, em todas as edições de jogos, um profissional da área
O profissional explicou que, os Jogos da Juventude reúnem jovens talentos do esporte com elevada exigência física, e a preparação para competir demanda cuidados constantes. “Os fisioterapeutas atuam desde a fase de treinamento até o pós-evento, com o objetivo de evitar lesões relacionadas ao esforço intenso e à repetição de movimentos. A prevenção de lesões é uma das nossas principais funções, com estratégias como o fortalecimento muscular, alongamento, correção postural e o uso de recursos como bandagens.”
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enalteceu todos os servidores da educação e saúde que atuaram para que os estudantes pudessem participar dos jogos que encerraram na quinta-feira (28), em João Pessoa. “Parabenizamos todos os profissionais envolvidos na participação do evento, em especial, aos nossos atletas, por todo empenho dedicado nas competições, elevando o nome de Rondônia.”
O fisioterapeuta oferece suporte tanto preventivo quanto terapêutico durante toda a competição
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, enfatizou que a presença do fisioterapeuta em toda e qualquer edição de jogos é imprescindível. “A presença do profissional não é apenas para tratar e prevenir lesões, mas também para garantir que os jovens atletas possam competir de forma segura e eficiente, atingindo seu potencial máximo, enquanto preservam sua saúde a longo prazo.”
COMPETIÇÃO MULTIESPORTIVA
Os Jogos da Juventude, organizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúnem os melhores atletas jovens do país em uma competição de alto nível técnico. Os JJ iniciaram no dia 13 e encerraram na quinta-feira (28). Desde 2000, a competição multiesportiva tem sido fundamental na formação de atletas e profissionais do esporte brasileiro.
O governo de Rondônia enviou 141 estudantes para competirem no JJ 2024, selecionados durante o Joer, evento esportivo promovido pelo estado, por meio da Seduc. Para garantir a participação dos representantes de Rondônia, o governo investiu R$ 2,124 milhões, para despesas com passagens terrestres, aéreas, hospedagem, alimentação e transporte local.
Márcio Nogueira celebra 30 anos da Defensoria Pública e destaca legado da advocacia na criação da DPE-RO
Durante o evento, o advogado e defensor público Liberato Araújo recebeu a Medalha Mérito Institucional Grau Prata pelos seus 20 anos de dedicação à Defensoria
Conselho Seccional vota e forma lista sêxtupla para vaga de juiz suplente do Tribunal Regional Eleitoral
O presidente da OAB-RO, Márcio Melo Nogueira, parabenizou os escolhidos e reforçou a importância da Ordem nesta seleção
Julgamento estendido é exigido em caso de provimento parcial do agravo de instrumento na ação de exigir contas
Na origem do caso, o juízo de primeiro grau julgou parcialmente procedente o pedido do filho para condenar a mãe a apresentar as informações requeridas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook