Flamengo não me representa

Representam, e mal, apenas o esporte que praticam

Professor Nazareno*
Publicada em 25 de novembro de 2019 às 08:52
Flamengo não me representa

O Clube de Regatas Flamengo, ou simplesmente Flamengo, é um time de futebol do Rio de Janeiro. Uma equipe meia boca, diga-se! Dados os atuais níveis do futebol mundial, é só um clube mediano. Neste ano de 2019 já é campeão brasileiro e por um acaso, num verdadeiro acidente de percurso, ganhou também a Taça Libertadores da América jogando contra o River Plate da Argentina. Em todas essas competições, seus concorrentes eram todos de nível muito baixo. Tirando um ou outro clube de futebol, a América do Sul nem de longe pode competir com os grandes clubes europeus, que praticamente mandam no futebol mundial há anos. Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Inter de Milão, Ajax e Roma são verdadeiras academias que encantam pelo bom futebol que mostram.

Há quase duas décadas que o Brasil não é mais o país do futebol. A seleção nacional não encanta mais a ninguém quando joga. Na Copa da Rússia em 2018, por exemplo, foi humilhada nas quartas de final pela forte seleção da Bélgica quando perdeu por 2 X 1 depois de levar um baile dos grandes Eden Harzard, Kevin De Bruyne e Lukaku. Os campeonatos brasileiros não conseguem mais levar torcedores aos estádios, onde a violência entre as torcidas é o destaque maior. Além do mais, por que um magote de marmanjos tatuados, semianalfabetos, com pouquíssima leitura de mundo e sem conhecimentos vai representar uma nação inteira? Representam, e mal, apenas o esporte que praticam. O que mudou ou vai mudar na minha vida e na vida dos milhões de brasileiros essa conquista? Agora, justiça será feita com a tragédia no Ninho do Urubu? 

Nem assisti a todo o jogo da decisão da Libertadores, mas o pouco tempo em que estive à frente da TV, torci pelo time argentino, claro. Aliás, em Copa do Mundo sempre torço pelo país que joga contra o Brasil e me alegro quando “os canarinhos” são eliminados e os tolos torcedores ficam estupidamente chorando. Confesso que não há coisa mais prazerosa do que ver babacas fanáticos chorando pela derrota de seu time do coração. Mas eles deviam era se envergonhar, pois há coisas mais importantes para se lamentar neste falido país como, por exemplo, os mais de 13 milhões de desempregados e os péssimos números sociais em todas as áreas. Saúde, Educação, violência, caos social, democracia em perigo e outras mazelas deveriam ser os assuntos do momento. Assim, como torcer pelo “Framengo” se Bolsonaro e Moro também são flamenguistas?

Não se deve misturar política com futebol, ensina o bom senso. Mas no Brasil, um país da periferia do mundo civilizado, isso é uma triste rotina. Agora, com muitos anestesiados e abobalhados com estas “conquistas” de araque, o tacão do governo pode endurecer ainda mais. Uma feroz ditadura de Bolsonaro, com o povão fora de combate por causa desse jogo do Flamengo, passa a ser uma possibilidade real. O brasileiro comum não ganhou absolutamente nada com esta vitória no futebol. O jogo em si, segundo toda a crônica esportiva, foi de domínio total do time argentino que, apenas nos minutos finais, praticamente permitiu os gols que deram este título aos brasileiros. Ou é muito estranho isso ter acontecido ou foi sorte, muita sorte mesmo, virar nos instantes finais um jogo que já estava perdido. Durante a partida inteira o que se viu foi a garra argentina e o futebol brasileiro acuado à espera de um milagre que acabou acontecendo.

 *É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Giovanni 31/08/2020

    Q comentário medíocre... Um professor no minimo petista... Vai cuidar da tua vida seu bosta letrado... vc nao é mais do que nguem... Se os cara quer tatuar até o c... o problema é deles.. isso nao define carater.. coisa que vc nao tem seu besta... Flamengo ganhou tudo e mais um pouco, por merito do elenco e do J.J. Pega o secador e fica no sofá se lamentando seu otário!!

  • 2
    image
    Mariana 26/11/2019

    Sacanagem Nazareno, nosso estado tem índices do IDH comparáveis aos Nórdicos, o Brasil é uma civilização mais avançada no mundo e voce sacaneando nosso amado Flamengo. Voce deve ser torcedor do Liverpool, time de um país atrasado e que usa o futebol para enganar a massa desdentada, desnutrida e analfabeta britânica! Agora voce passou de todos limites professor! Por favor no próximo artigo se retrate com a grande nação rubronegra do melhor país do mundo!

  • 3
    image
    Nordman Castro Guimaraes 26/11/2019

    Primeiro: A unica pessoal que me representa é meu advogado, devidamente constituído de Procuração passada e registrada em Cartório. Segundo: O Flamengo é meu sangue e minha vida, eu não existiria sem o Flamengo.

  • 4
    image
    Chico Bento 26/11/2019

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Mexeu em casa de marimbondo, pois a maioria dos rondonienses nativos ou migrantes são "FRAMEGUISTAS". Acho que pegou um pouco pesado, mas a verdade as vezes dói. No jogo da libertadores escapou FEDENDO, pois perdia de 1X0 até os 40 do segundo tempo. Quanto a BOZO vestir a camisa e comemorar é típico de político oportunista que não pode ver povão. Mais humilhante foi o vexame do governador Witzel se rebaixando ao tal do Gabigol e sendo ignorado. O que esperar de um povo que faz reverência a jogadores de futebol, em sua maioria analfabetos e déspotas em detrimento daqueles cidadãos que contribuem de fato para o crescimento do país. Quando foi cortada a verba da educação quantos foram protestar? Estamos na política da DITADURA, PÃO E CIRCO.

  • 5
    image
    Jorge 26/11/2019

    Tenho pena de vc , por ser tão amargurado e sem um Deus que te console. Vou ser breve : tartaruga também anda para trás. Deus te abençoe!

  • 6
    image
    Celso 25/11/2019

    Você calado é um poeta...

  • 7
    image
    Melanias Vieira Neto 25/11/2019

    Horrível essa narrativa! Não se deve misturar política com futebol.

  • 8
    image
    Melanias Vieira Neto 25/11/2019

    Horrível essa narrativa! Não se deve misturar política com futebol.

  • 9
    image
    Moises 25/11/2019

    Esse professor é um babaca

  • 10
    image
    João Batista Pereira 25/11/2019

    Parabéns pela lucidez, professor. Com certeza muitos daqueles que estão vibrando pelos tatuados que ganham milhões sequer conseguem pagar as contas do mês. O uso do "pão e circo" é exatamente aquilo que mantém o gado manso enquanto seus direitos são tirados. Realmente não dá pra torcer pelo Framengo junto com o Bozo e o Moro. Mas, quando passar a fase, ele volta a torcer pelo parmera de novo ou por um outro time qualquer.

  • 11
    image
    Bruno 25/11/2019

    Quantos argumentos desprovido de veracidade em seu texto professor, a seleção brasileira a qual ainda tenho orgulho, pois e a única penta campeã mundial, perdeu sim, mas não foi humilhada como vc disse, se viu o jogo foi lá e cá. Realmente caro docente Nazareno como assim se intitula, são jogadores tatuados e com pouca leitura, todavia eles realmente não estão ligando muito para isso, são ricos e conseguem realizar seus projetos de vida com dinheiro que ganham. Vc não deve está acompanhando o campeonato brasileiro, senão saberia que os estádios estão com público excelente este ano, principalmente o time do flamengo que tem as 10 maiores medias de público, e jogo e assim mesmo, se você realmente acompanha é esse esporte, saberia que nem sempre quem joga melhor ganha, não fique colocando em dúvida o título que o time brasileiro ganhou, não seja rancoroso, tire essa amargura da sua vida, não faz bem para você. Desculpe os erros de português, não sou docente, sou apenas um leitor diário do jornal eletrônico.

  • 12
    image
    Thiago 25/11/2019

    Não sei como uma pessoa que se diz professor pode ser tão infeliz ao tirar um tempo do seu dia pra escrever um texto tão amargo. Tenho pena de seus alunos. Lamentável. O mundo precisa mais de pessoas amáveis e menos rancorosas. Lamentável...

  • 13
    image
    Luiz Carlos 25/11/2019

    Professor Nazareno! VOCÊ é uma VERGONHA para nossa CLASSE DE PROFESSORES.

  • 14
    image
    Paulo 25/11/2019

    Quem é esse "professorzinho" de meia tigela pra falar mal do FLAMENGO e muito menos do nosso Presidente da República, tenho absoluta certeza que esse pernóstico nunca deu um chute em uma bola de futebol e não sabe nada sobre o Flamengo e muito menos sobre futebol europeu ou mundial. E antes de falar sobre a Nação Rubro Negra seu babaca deveria ter mais respeito com o povo brasileiro que tem o livre arbítrio de torcer pelo time que lhe bem convier, portanto você está entrando em uma seara que não sabe das consequências de um torcedor fanático pelo seu clube. Vai falar mal do seu PT que é bem melhor e seguro. Dou-lhe um conselho, se fala tão mal do meu Estado de Rondônia, de sua pululação, do Governador, Prefeito, do Presidente da República e agora do FLAMENGO já passou da hora de você ir embora do meu Estado. FORA CANALHA!!.

  • 15
    image
    RafaelArcenio 25/11/2019

    Concordo com a parte que começa a falar de política. Agora de resto pelo estado que tu ta falando eu até entendo essa raiva do futebol, tem niguem pra te representar né.

  • 16
    image
    Alex 25/11/2019

    Chora mais!!!! O choro é livre!!!!

  • 17
    image
    damião 25/11/2019

    Mediano é meu ovo, repeita os jogadores,

  • 18
    image
    [email protected] 25/11/2019

    Acho que não são palavras do Presidente, mesmo sabendo que ele torce para Palmeiras, mais tem um carinho pelo Flamengo. Vejo assim, sem polemicas.

  • 19
    image
    Altamiro Souza 25/11/2019

    Esse é um despeitado!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook