Flor do Maracujá movimenta Porto Velho; governador destaca resgate da festa voltada à população

A festa acontece até dia 4 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. A entrada é gratuita

Gaia Bentes Fotos: Leandro Morais
Publicada em 29 de julho de 2019 às 13:18
Flor do Maracujá movimenta Porto Velho; governador destaca resgate da festa voltada à população

Atrações deram um show na primeira noite do evento

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), com apoio da Prefeitura de Porto Velho, está em dias de festa com o 38ª Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho. A maior festa junina da Região Norte reuniu no primeiro dia (sexta-feira, 26) cerca de oito mil festejantes.

O Arraial tem o principal objetivo de fomentar a cultura local e regional, através de apresentações artísticas, como quadrilhas e bois-bumbás e oferecer ampla gastronomia, gerando fonte de renda direta e indireta para os portovelhenses e visitantes.

Governador fez questão de visitar os estandes e conversar com a população

Nesse ano, a festa popular foi possível com fomento por meio de emendas parlamentares, como a conquista da deputada estadual Mariana Carvalho (R$ 200 mil), investimento através do gabinete do deputado estadual Eyder Brasil (R$ 160 mil) e apoio do deputado estadual Jhony Paixão.

A primeira edição do arraial aconteceu em 1983 e até hoje mantém a tradição da festa folclórica junina com apresentações de grupos da região. A festa, que antes acontecia nas escolas, praças, ruas, quintais e outros locais menores, desde 2015 acontece no Parque dos Tanques, na capital.

O abertura do grande festejo contou com a participação do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, e sua família, que juntamente com sua equipe circularam pela festa, conhecendo as barracas e conversando com o público. A ocasião ainda permitiu um momento de homenagens aos fomentadores da cultura rondoniense, que receberam certificados e estatuetas de um potrinho, confeccionadas por uma artesã de Pimenta Bueno.

Durante a cerimônia de abertura na arena de apresentações do Flor do Maracujá, o governador e todos os parceiros do evento manifestaram alegria e gratidão pela realização e resgate da grande festa folclórica, com a possibilidade de promover a cultura popular fiel à comunidade. “Durante a campanha eu falava que seria um governo voltado para o povo, temos buscado isso todos os dias, apesar das dificuldades. Precisamos fazer com que o Flor do Maracujá, e outras festas folclóricas do nosso Estado, sejam de verdade acessíveis à população. Todos estão trabalhando, ganhando seu dinheiro justo, e sem precisar explorar a nossa população. Que haja somente festa, nesse momento declaro aberta a 38ª edição da nossa festa, Arraial Flor do Maracujá.”

Os fomentadores da cultura foram homenageados com trabalho artesanal

O superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, destacou a apresentação de abertura com a banda amazonense Canto da Mata, uma das atrações que fazem parte da programação diferenciada para os 10 dias de festa.  “Uma das nossas ações é dar uma nova cara ao Flor do Maracujá, com atrações diferentes. Com a nova gestão, o que temos pra falar é que a festa é de vocês. Vamos trabalhar para que todas as festas culturais de Rondônia sejam para a população”, agradeceu também na oportunidade aos parceiros que permitem o crescimento da cultura.

O trabalho da Sejucel foi ressaltado pelo deputado estadual Eyder Brasil, que parabenizou Marcos Rocha e toda a estrutura governamental. “Quem ganha com isso é a cultura de Rondônia, fico muito honrado de fazer parte desse momento histórico de mudança”, disse.

O deputado estadual Léo Moraes falou sobre os desafios para alcançar a maturidade de um evento tão grandioso, com o objetivo de acontecer dentro do calendário junino, “para que a gente consiga segurar sempre recursos pra expressão máxima da nossa identidade, do nosso pertencimento, das raízes dessa terra. O flor do Maracujá é a maior festa de São João da região Norte do nosso Brasil”.

Banda Canto da Mata foi a primeira grande atração do maior arraial da Região Norte.

Também estiveram presentes secretários, superintendentes e comandantes das instituições dos governos estadual e municipal, como o prefeito Hildon Chaves, bem como a superintendência da Caixa Econômica Federal.

VEJA A GALERIA DE FOTOS:

1ª NOITE DO FLOR DO MARACUJÁ

2ª NOITE DO FLOR DO MARACUJÁ

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook