Folhas servem de abrigo para Morcegos

Chamados de morcegos de tenda, espécie é estudada em UCs no Amazonas.

ICMBIO
Publicada em 18 de fevereiro de 2020 às 09:52
Folhas servem de abrigo para Morcegos

Morcegos da família Phyllostomidae têm o hábito de construir tendas sob folhas de palmeiras e outras plantas da floresta. (Foto:Giuliana Appel)

Algumas espécies de morcegos da família Phyllostomidae têm o hábito de construir tendas sob folhas de palmeiras e outras plantas da floresta – são os chamados “morcegos de tenda”. Esses morcegos mordiscam as nervuras das folhas para que elas se dobrem, formando abrigos contra a chuva e possíveis predadores.
 

A doutoranda Giulliana Appel, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), fez cinco registros dessas tendas em áreas de florestas contínua e secundária da Área de Relevante Interesse Ecológico Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (ARIE/PDBFF), do ICMBio, no Amazonas. Giulliana vem, desde o mestrado, estudando aspectos ecológicos de morcegos na unidade de conservação. 


Sobre os Morcegos

Há uma grande diversidade de morcegos com pelo menos 1.400 espécies no mundo. Os morcegos de modo geral possuem baixa visão e para se localizar no ambiente e procurar alimento eles utilizam a eco localização, que é a movimentação através de ecos que retornam do ultrassom emitido.
 

A Amazônia é uma das florestas com maior riqueza de morcegos no mundo. A ARIE Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais é um projeto de conservação com 40 anos de experimentação em fragmentação florestal, sendo a área mais bem estudada da Amazônia, especialmente em relação aos morcegos.
 

Há um estudo indicando que 48 espécies de morcegos se abrigam em folhagens e árvores. Existem vários tipos de construções de tendas nas folhagens. Os estudos realizados sobre esse comportamento indicam que esses abrigos provêm um excelente esconderijo diurno, protegendo-os do sol e da chuva. Além disso, como as folhagens são leves, qualquer aproximação de possíveis predadores poderia ser notada facilmente.
 

Os morcegos de tenda se alimentam exclusivamente de frutos, cumprindo um papel ecológico importante como dispersores de sementes no ecossistema. No PDBFF, eles são uns dos maiores responsáveis por cultivar e manter a diversidade das florestas secundárias.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook