Fórum Desembargador Sérgio Alberto Nogueira de Lima é inaugurado em Ji-Paraná

Novas instalações da segunda maior comarca do Estado trazem mais conforto e economia à sociedade

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 14 de dezembro de 2020 às 14:49
Fórum Desembargador Sérgio Alberto Nogueira de Lima é inaugurado em Ji-Paraná

Uma cerimônia diferente, pautada no cuidado com as regras de distanciamento social, marcou a inauguração das novas instalações da Comarca de Ji-Paraná, a segunda maior do Estado. Autoridades, servidores, advogados, serventuários e alguns familiares do homenageado participaram da entrega do Fórum Desembargador Sérgio Alberto Nogueira de Lima, nesta sexta-feira. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça de Rondônia, no YouTube.

O Fórum foi renomeado para Desembargador Sérgio Alberto Nogueira de Lima, de acordo com a Ata n° 1076, da sessão do Pleno Administrativo, como uma justa homenagem ao magistrado, pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e ao Estado de Rondônia. Para representá-lo foram convidados a esposa, Maria da Conceição Aguiar Leite, filhos e netos.

A38A6551
Em uma tenda, localizada em frente ao prédio, que fica na Avenida Brasil, a cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Rondônia e de Ji-Paraná, conduzidas pelo desembargador Isaías Fonseca, que no ato representou o presidente do TJRO, desembargador Paulo Kiyochi Mori;  Everson Esteves, secretário de Governo, representanto o Estado; e o prefeito de Ji-Paraná, Afonso Cândido; ao som do grupo musical com alunos e servidores da escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, sob a regência do coordenador musical Lucas Celestino.


As mesmas autoridades realizaram o desenlace da fita. Em seguida, o evento seguiu para a área interna no prédio, onde aconteceu o descerramento da placa pelo desembargador Isaías, além do prefeito Afonso Cândido e o diretor do Fórum,  juiz Oscar Francisco Alves. Eles também inauguraram uma placa em homenagem aos dois desembargadores responsáveis pela construção, Walter Waltenberg e o atual presidente, desembargador Paulo Mori.

Já no auditório, convidados assistiram ao vídeo institucional sobre a trajetória da Comarca, com depoimentos dos primeiros magistrados e servidores, alguns deles, já aposentados, sobre os desafios para a implantação do Judiciário.

Composta a mesa de honra, a primeira a discursar foi a a vice-presidente da OAB Rondônia, Solange Almeida, que destacou o avanço do Judiciário com a construção. “É um claro indício que o Judiciário rondoniense tem, a cada dia, buscado garantir sua máxima de acesso à justiça”. O diretor do fórum enalteceu o esforço dos magistrados e servidores para que a conclusão da obra fosse possível. “O novo prédio possibilitou termos todos os serviços do Judiciário em Ji-Paraná em um mesmo endereço. Podemos aglutinar o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos) e as demais varas criminais e varas cíveis. Agora estaremos todos no mesmo local com boas instalações”, esclareceu.

“Esse novo prédio é uma conquista de toda a sociedade e reflete a importância do nosso município pela sua força, gente e seus valores”, destacou o prefeito Afonso Cândido, ao parabenizar o TJRO pela iniciativa, enaltecendo a economia para os cofres públicos.
A38A6766

Em mensagem gravada em vídeo, o presidente do TJRO, Paulo Mori, destacou o caráter pioneiro dos primeiros magistrados da Comarca, que deram os passos iniciais para a trajetória importante para o Judiciário, Gabriel Marques de Carvalho, Edmundo Santiago Chaves e Suleiman Miguel Filho, além dos servidores que ajudaram a construir a história do Judiciário na região central do Estado.

Mori também enalteceu o modelo de aquisição da nova unidade, locação por demanda, chamado BTS, aprovado e atestado pelos órgãos de controle como opção que, a longo prazo, se mostra mais econômico por vários fatores, dentre eles a rapidez das obras. “Basta lembrar que o termo de locação foi assinado em 27 de março de 2019, e agora, um ano e nove meses depois, estamos inaugurando esta obra, totalmente adequada à realidade do Judiciário na comarca”, ressaltou.

Fonseca lembrou, também, a trajetória do homenageado, o desembargador Sérgio Alberto Nogueira Lima, que iniciou suas atividades na comarca na 3ª Cível, com dedicação e zelo.  

“Estamos muito agradecidos e felizes com esse reconhecimento, porque como ele dizia, essa era a única coisa que ele sabia fazer na vida e ele se dedicava mesmo”, reconheceu a esposa do desembargador homenageado, Maria da Conceição Aguiar Leite de Lima.

O novo prédio, que conta com seis pavimentos e mais de 4 mil metros quadrados, acessibilidade e sustentabilidade é resultado do esforço do Tribunal de Justiça de Rondônia para oferecer melhores condições de atendimento ao jurisdicionado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

A resiliência não tão resiliente de Bolsonaro

A resiliência não tão resiliente de Bolsonaro

O resiliente Bolsonaro, a mais de dois anos da sonhada reeleição, pode até comemorar a popularidade medíocre que registra hoje nas pesquisas telefônicas. Mas a realidade é que sua posição é frágil e o horizonte cheio de previsões negativas