Fórum Pró Cacau reúne produtores rurais e busca impulsionar a produção em Rondônia

O Concacau terá como foco a avaliação da qualidade físico-química e sensorial das amêndoas de cacau e das práticas de sustentabilidade empregadas no sistema de produção

Giliane Perin Fotos: Giliane Perin Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 03 de julho de 2021 às 09:48
Fórum Pró Cacau reúne produtores rurais e busca impulsionar a produção em Rondônia

Vice-governador José Jodan esteve presente ao 1° Fórum Pró Cacau em Cacoal

O Governo de Rondônia, por meio de ações coordenadas entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), tem firmado parcerias que estão levando o Estado a despontar como um dos maiores produtores de cacau. Hoje, Rondônia ocupa o terceiro lugar no ranking de produção da fruta no Brasil, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará.

Uma dessas ações é o 1º Fórum Pró Cacau no município, realizado nesta sexta-feira (2). O evento é uma iniciativa de um movimento que reúne produtores rurais, agentes políticos, entidades públicas e privadas e que tem apoio do Governo de Rondônia. Presente ao evento, o vice-governador, José Jodan, elogiou a iniciativa e falou um pouco sobre algumas ações desenvolvidas pelo Governo Estadual, que vão ao encontro do Movimento Pró Cacau.

“É preciso parabenizar a iniciativa do vereador Romeu Moreira, que hoje une a todos em prol do fortalecimento da lavoura cacaueira. O governador Marcos Rocha é um grande incentivador do cacau e com certeza vai dar força e fazer o que for possível para ajudar a fortalecer e incentivar ainda mais a produção de cacau em Cacoal. Ações como o programa Plante Mais, por exemplo, já estão sendo desenvolvidas em todo o Estado”, destacou José Jodan.

O programa “Plante Mais”, mencionado pelo vice-governador, prevê a distribuição de 600 mil mudas de cacau clonal a produtores da Agricultura Familiar. A ação, além de fazer parte do processo de combate ao desmatamento em Rondônia, visa incentivar o aumento da produtividade da cultura cacaueira, focando a rentabilidade e a geração de renda para as famílias do campo. Além da distribuição das mudas de cacau clonal, o programa “Plante Mais” prevê também a distribuição de cinco milhões de mudas de café clonal.

“Todos os escritórios locais da Emater já estão levantando as demandas de suas regiões e a gente pede para todos os produtores rurais que tenham interesse na cacauicultura, que entrem em contato com a Emater para ter acesso aos critérios de distribuição, bem como se colocar a par de toda a logística que será realizada para que as mudas cheguem até os produtores”, explicou o vice-governador de Rondônia, José Jodan.

Na cerimônia, o vice-governador recebeu chocolates genuinamente cacoalenses

Um dos idealizadores do Movimento Pró Cacau em Cacoal, o vereador Romeu Moreira, fez questão de agradecer, em seu discurso, todo o apoio que o Governo de Rondônia tem dado à iniciativa. “O Pró Cacau surgiu do interesse comum de alavancar a cacauicultura em Cacoal. A história do nosso município está intimamente ligada à cultura cacaueira, que por um tempo ficou esquecida, mas que agora, em um esforço conjunto, está sendo renovada.  Em nome do vice-governador José Jodan, queremos agradecer todo o apoio e incentivo do Governo de Rondônia, que nos estendeu a mão nessa missão, por meio da Seagri, Emater, Idaron e todos os órgãos estaduais”, destacou o vereador cacoalense

Ele também é o autor da lei municipal que institui o dia 02 de julho como o Dia Municipal do Cacau e a primeira semana do mesmo mês como a Semana Municipal do Cacau. A lei foi sancionada durante o Fórum desta sexta-feira, na presença do vice-governador.

Por sua vez,  o coordenador de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri, Janderson Dalazen,  aproveitou a abertura do 1º Fórum Pró Cacau para anunciar a inclusão de Cacoal na Rota do Cacau. Trata-se de uma proposta do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e do chocolate em Rondônia, que prevê a estruturação de polos de desenvolvimento regional.

“Nós estamos de braços dados em prol do cacau em Rondônia e isso faz toda a diferença. Uma das metas do Movimento Pró Cacau era tornar Cacoal parte da rota do cacau e hoje venho aqui com o compromisso de anunciar que esta meta está cumprida! Cacoal faz parte da Rota do Cacau em Rondônia”, destacou o coordenador da Seagri.

CONCACAU

Janderson também aproveitou para destacar a realização do 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia. O Concacau é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de estimular e promover a excelência da produção de cacau em Rondônia. “O concurso deve ser lançado oficialmente nos próximos dias e para identificar, premiar, promover e incentivar a melhoria da qualidade e também da sustentabilidade na produção de cacau no nosso estado”, enalteceu Dalazen.

O Concacau terá como foco a avaliação da qualidade físico-química e sensorial das amêndoas de cacau e das práticas de sustentabilidade empregadas no sistema de produção. As inscrições e o regulamento, contendo todas as informações e etapas do concurso, devem ser disponibilizadas já neste mês de julho pela Seagri.

Produtor de cacau, Jonas Souza Dias se mostra esperançoso e empolgado com uma nova fase para o fruto. “No início da década de 1970, minha família vivia do cacau. Eu, com oito anos, tocava uma lavoura com 20 mil pés. Hoje, eu me emociono vendo a união do Governo, do Município e de todos, para que o cacau volte a ter a força que já teve um dia. Essa união faz a gente ter certeza de que o cacau vai crescer, vai ter a atenção e o compromisso de todos”, ressaltou o produtor rural. No último ano, Jonas, a esposa Lucileia e os filhos Micaelly e Mirosmar deram início à plantação de 900 pés de cacau clonal na propriedade da família, em Cacoal.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook