Governador eleva harmonia entre Poderes por uma agenda positiva para Rondônia na 1ª sessão do ano da Assembleia Legislativa

O chefe do Executivo Estadual foi categórico ao destacar a importância da harmonia entre os Poderes, garantindo avanço que refletem positivamente à população rondoniense

Paulo Ricardo Leal e Dhiony Costa - Fotos: Ésio Mendes | Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 19 de fevereiro de 2020 às 10:18
Governador eleva harmonia entre Poderes por uma agenda positiva para Rondônia na 1ª sessão do ano da Assembleia Legislativa

Sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa para 2020

A síntese das ações desenvolvidas pelo governo de Rondônia no ano passado foi destacada pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, durante sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa para 2020. A solenidade foi realizada na tarde de terça-feira (18),  no Plenário das Deliberações da Casa de Leis. O chefe do Executivo Estadual foi categórico ao destacar a importância da harmonia entre os Poderes, garantindo avanço que refletem positivamente à população rondoniense.

Em seu pronunciamento, o governador Marcos Rocha deixou claro todo o reconhecimento e agradecimento à Assembleia Legislativa, bem como ao Poder Judiciário e Tribunal de Contas, que convergem ações para um trabalho incansável por uma agenda positiva no Estado visando um futuro mais próspero aos moradores de Rondônia.

Uma análise sobre o primeiro ano de gestão foi explanada pelo governador, que logo no início agradeceu a Deus pelos avanços conquistados. A partir desse momento, Marcos Rocha apresentou o desdobramento das ações de gestão que foram propostas e desenvolvidas em  2019, bem como as que serão desenvolvidas neste ano.

Marcos Rocha enalteceu a harmonia entre os Poderes

Desta forma, o chefe do Executivo Estadual expressou total congratulação  pelas aprovações das mensagens enviadas ao Legislativo Estadual no exercício de 2019, com aprovações de importantes leis, com  demonstração de total entendimento e comprometimento de cada um dos deputados estaduais, sendo fundamental para atender às demandas da sociedade e manter a solidez democrática, a justiça e o desenvolvimento do nosso Estado.

Em todo momento, o governador enfatizou que o foco dos Poderes é sempre fazer com que população seja a maior beneficiada dessa união. Marcos Rocha fez uma breve explanação dos desafios enfrentados no ano passado, pontuando que o governo precisou realizar um forte ajuste na gestão, focando na redução de despesas como viagens desnecessárias, diárias e gastos supérfluos. Esta ação inicial gerou uma economia superior a R$ 200 milhões. Valor que subsidiou a cobertura parcial do déficit orçamentário de R$ 420 milhões, remanescente do orçamento previsto em 2018.

Após falar dos desafios enfrentados e vencidos, o governador trouxe à tona  alguns investimentos realizados nas mais diversas áreas como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Segurança, fazendo valer as medidas apresentadas no Plano Estratégico: “Um Novo Norte, Novos Caminhos” – 2019/2023.

HEURO É PRIORIDADE

A construção do novo Hospital de Urgência e Emergência (Heuro), que irá substituir o Hospital João Paulo II, foi destacada pelo governador como uma das prioridades na Saúde. Ele antecipou que a nova Unidade Hospitalar será construída no modelo Built to Suit – BTS, com capacidade mínima estimada de 400 leitos. “Somados a isso, reformaremos as unidades hospitalares e intensificaremos o Projeto Fila Zero, com mutirões de atendimento para ortopedia geral e cirurgia de catarata. Ainda, fortaleceremos as duas macro regiões de Saúde com capacitações à atenção básica, implantação de UTI neonatal, bem como apoiaremos a implantação dos Centros Regionais Especializados Materno Infantil (Creami’s), enfatizou o governador em sua mensagem ao Legislativo Estadual.

INVESTIMENTOS

Outro ponto citado pelo governador como importante refere-se ao setor de Desenvolvimento Econômico, com proposta de ampliação aos empresários da região, a comercialização para exportação de seus produtos durante a realização da 9ª edição da Rondônia Rural Show, que será realizada em Ji-Paraná.  Também na mensagem do governo do Estado, Marcos Rocha falou de investimento na malha rodoviária estadual para atender as áreas produtivas do estado e viabilizar o escoamento da produção agropecuária e industrial.

Na leitura da mensagem, o governador falou das prioridades para 2020

No eixo Cidadania, Marcos Rocha enfatizou o fortalecimento do Programa Criança Protegida, que irá combater a exploração sexual, desaparecimento de crianças, entre outras ações. Não diferente será a realização do monitoramento da execução dos Programas Criança Feliz e Criança Feliz +, cuja atividade será promover políticas públicas de apoio ao desenvolvimento da primeira infância das crianças rondonienses, por meio da articulação de ações entre o Estado e os Municípios, com a transferência de renda complementar aos beneficiários. “De certo, é que também iremos fortalecer o acesso aos serviços essenciais de atendimento ao cidadão, por intermédio da Seas Cidadã”, enfatizou o governador.

Ao finalizar a mensagem, Marcos Rocha definiu o ano de 2019 como positivo, apesar dos desafios enfrentados. O governador revelou confiança na missão de trabalhar obstinadamente para vencer os desafios dos anos seguintes. “É notório que Rondônia está melhor que ontem e pronta para o amanhã. Assim, agradeço a toda a equipe pela dedicação e empenho. E, principalmente, agradeço à toda população pela confiança depositada neste Governo. Portanto, reafirmo que vamos trabalhar sempre com compromisso e integridade, obedecendo a critérios técnicos e éticos, conquistando grandes triunfos em 2020”, argumentou Marcos Rocha ao finalizar a mensagem.

A abertura dos trabalhos legislativos de 2020, contou com a participação do secretário-geral do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Marcos Valério Tessila de Melo; do presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Paulo Curi Neto; do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO),  Paulo Kiyochi Mori; do secretário de Estado de Finanças (Sefin), Luís Fernando; do secretário da Casa Civil, Junior Gonçalves; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia, Elton Assis; bem como outras autoridades.

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook