Governador Marcos Rocha discute medidas para avançar no alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira

Para o governador, o alfandegamento é uma medida importante para fomentar o desenvolvimento do Estado e é isso o que Rondônia precisa.

Vanessa Moura/Fotos: Ésio Mendes
Publicada em 27 de fevereiro de 2019 às 15:04
Governador Marcos Rocha discute medidas para avançar no alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira

Governador Marcos Rocha destaca que investimentos em projetos estratégicos como o alfandegamento são importantes para o desenvolvimento de Rondônia

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, se reuniu na manhã desta quarta-feira (27) com representantes do setor aéreo e das pastas de Desenvolvimento, Turismo e Finanças do Estado para destravar o processo de alfandegamento do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho. De acordo com superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, as instituições terão até cinco dias para indicar os membros para compor o grupo de trabalho responsável por dar andamento ao processo de alfandegamento.

‘‘Cada membro da Infraero, Receita Federal e Polícia Federal vai dar sequência dentro desse grupo de trabalho da sua parte. Agora é prática mesmo. Já temos os projetos, agora é validar esses projetos e nós como governo vamos iniciar em cerca de 30 dias os processos de licitação que é a execução das compras’’, explica o superintendente. O recurso para aquisição dos equipamentos já está contingenciado. O planejamento é que na primeira etapa seja liberado o Terminal de Passageiros e posteriormente o de cargas.

Para o governador, o alfandegamento é uma medida importante para fomentar o desenvolvimento do Estado e é isso o que Rondônia precisa. ‘‘Estamos vivendo um momento muito difícil no país. O Brasil está no vermelho. Nós fizemos um levantamento com a equipe de planejamento e de finanças e verificamos que o Estado não está assim tão no azul, mas mesmo assim ainda estamos melhor que muitos outros estados. Muitos estados não estão conseguindo manter a folha de pagamento’’, considera.

‘‘Nossa dívida do Beron está em R$ 2,5 bilhões e o estado de Rondônia todo mês paga só os juros, R$ 17 milhões, e ainda 25% do orçamento é para os poderes, como que um estado sobrevive desse jeito? O que sobra para investimento? Quase nada. Então para mudar isso temos que aplicar em projetos adequados. Nesta primeira etapa vamos precisar conter gastos e dar oportunidade para que as empresas cresçam e o alfandegamento do aeroporto será bom para o estado, teremos um fluxo maior de pessoas e geração de ICMS’’, avalia o governador.

Para o presidente Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio), Raniery Araújo, o alfandegamento irá contribuir para o crescimento regional, inclusive com a vinda novas empresas ao Estado e também dará oportunidade de Rondônia conhecer o mundo e o mundo conhecer Rondônia. Na ocasião, ele entregou ao governador propostas para a malha aérea do Estado.

O Superintendente Estadual de Turismo, Gilvan José Pereira Júnior, destacou que o alfandegamento é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Estado e que Rondônia está se preparando para receber turistas com serviços de qualidade. ‘‘O turismo significa 7,2% do PIB nacional. Isso significa que quando se investe no turismo ele traz geração de emprego e renda. Nós estamos agora com a proposta do Conselho em fazer a formação de condutores de pesca, guias turísticas e todos os agentes envolvidos no setor. Vamos virar roteiro turístico de turistas de todo o mundo.’’

Enquanto que o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RO), Márcio Barreto, pediu ao governador medidas para evitar que o Estado reduza voos, inclusive com redução de ICMS sobre combustíveis de aeronaves.De acordo com o secretário adjunto de Finanças (Sefin), Franco Maegaki Ono, o Estado já concede benefício em relação ao querosene de avião, mas para aquelas companhias que atendam pelo menos um ponto no interior. Atualmente apenas uma companhia atende esse critério e tem acesso a esse benefício fiscal.

Mesmo assim a pedido do governador, a equipe tem estudado os impactos de um benefício fiscal voltado para as companhias que atendem apenas a capital e poderá concedê-lo mediante fique comprovado que não haja perda de receita e que tenha autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Comentários

  • 1
    image
    j paulo 27/02/2019

    O primeiro turista ilustre foi o fernandinho beira mar, depois dele já vieram uma carrada e todo dia chega mais.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Prefeitura garante apoio aos Conselhos Tutelares

Prefeitura garante apoio aos Conselhos Tutelares

“É recomendação do prefeito Hildon Chaves, executada por nós, o secretário Claudi Rocha e eu, que a Semasf proporcione o suporte necessário para que os Conselhos Tutelares realizem seus trabalhos de forma digna e com a estrutura de serviço adequada.