Governador Marcos Rocha se reúne com governadores que compõem o Consórcio Brasil Central em Brasília

De forma online os governadores estiveram reunidos em um encontro bastante estratégico alinhando propostas levantadas pelos consórcios regionais

Assessoria
Publicada em 25 de janeiro de 2023 às 19:11
Governador Marcos Rocha se reúne com governadores que compõem o Consórcio Brasil Central em Brasília

O governador de Rondônia, Marcos Rocha está em Brasília (DF), onde irá participar da reunião do Fórum dos Governadores, marcada para amanhã quinta-feira (26), às 17h. O encontro servirá para que os representantes estaduais possam discutir os assuntos, que serão levados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na sexta-feira (27), o chefe do Executivo Estadual junto aos demais governadores do País estará reunido com o presidente Lula, a partir das 9h30, no Palácio do Planalto.

De forma online os governadores estiveram reunidos em um encontro bastante estratégico alinhando propostas levantadas pelos consórcios regionais. Entre as pautas que o governador Marcos Rocha apresentou estão: 

 - A regularização fundiária, com a passagem de glebas Federais ao Estado, tem como objetivo organizar a propriedade rural e promover a segurança jurídica, além de possibilitar ao Estado acesso a recursos naturais e a implantação de projetos de desenvolvimento.

- A construção de uma ponte binacional entre o Brasil (Guajará-Mirim-RO) e Bolívia (Guayaramerín-Bêni) tem como objetivo interconectar os dois países, que facilitará o comércio e o fluxo de pessoas e contribuirá para o desenvolvimento econômico da região.
- A reestruturação do porto organizado (Soph) em Porto Velho tem como objetivo aumentar a capacidade de movimentação de cargas e a eficiência do porto, o que contribuirá para o desenvolvimento da economia local e regional.
- A viabilização da Ferrovia Transoceânica EF-354, um sonho antigo de toda a região, que facilitará o escoamento da nossa produção para diversas regiões, principalmente o mercado asiático pelo oceano Pacífico.

Além de apresentar as demandas dos estados, o encontro de hoje serviu também para eleger o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes como o novo presidente do Consórcio Brasil Central. 

Segundo o governador Marcos Rocha, o encontro das agendas em Brasília será uma oportunidade para apresentar as necessidades de Rondônia e estabelecer os fluxos das ações prioritárias. “Buscarei recursos e aprovação de projetos para o desenvolvimento do Estado, prioridades que farão a melhoria de vários segmentos de negócios em Rondônia”, disse Marcos Rocha, ao destacar a importância deste diálogo institucional, entre os governadores e o presidente da República.
O presidente Lula, em entrevista à impressa, no início do mês, disse ainda que, em breve irá fazer visitas aos estados e ter conversas individualizadas com os chefes dos Executivos estaduais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook