Governar reforça ações e resultados para a sociedade

Com foco nessa necessidade, o TJRO promoveu a união de esforços com o Ministério Público (MPRO), a Defensoria Pública (DPE-RO), o Tribunal de Contas (TCE-RO) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE)

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Publicada em 22 de junho de 2026 às 14:45

Governar reforça ações e resultados para a sociedade

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) tem se destacado por iniciativas que expandem o acesso à Justiça e reforçam o amparo a vítimas em todo o estado. Contudo, complexidade de problemas como violência contra a mulher, saúde, educação e temas relacionados à infância e juventude evidencia que ações isoladas demandam uma atuação estatal que seja integrada, contínua e estrategicamente articulada entre os órgãos de garantia de direitos.

Com foco nessa necessidade, o TJRO promoveu a união de esforços com o Ministério Público (MPRO), a Defensoria Pública (DPE-RO), o Tribunal de Contas (TCE-RO) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Essa cooperação visa o compartilhamento de dados e a construção de respostas mais efetivas, especialmente no combate à violência de gênero. Essa aproximação institucional é um dos pilares do projeto Governar, lançado em fevereiro de 2026 sob a liderança do TJRO, que busca aprimorar a governança pública e a execução de políticas integradas para transformar a realidade social e proteger os cidadãos.

O Fórum Permanente de Governança Interinstitucional e da Rede de Governança do Sistema de Justiça de Rondônia – GOVERNAR foram criados justamente para preencher essas lacunas,  consolidando-se como espaços permanentes de diálogo, planejamento e tomada de decisões voltadas ao interesse público.

Os grupos técnicos se reúnem periodicamente para enfrentar os desafios e estabelecer os objetivos estratégicos que orientarão a atuação conjunta. No enfrentamento à violência contra a mulher, por exemplo, essa união de esforços representa um passo importante para ampliar a efetividade das ações e gerar impactos mais consistentes na proteção das vítimas e na transformação da realidade social.

pactoGovernar1

Em março, o Pacto para Enfrentamento da Violência contra a Mulher foi assinado para garantir celeridade na concessão e monitoramento de medidas protetivas, fortalecer redes de enfrentamento em todos os municípios, incluindo comunidades indígenas e quilombolas, e promover educação transformadora para desconstruir o machismo estrutural. Também estão previstos programas de responsabilização de autores de violência, mecanismos de combate à violência digital e integração tecnológica para acompanhamento das vítimas, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.

Logo GOVERNAR

As contribuições das reuniões dos grupos de trabalhos serão consolidadas em uma minuta de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), reunindo os desafios priorizados e as metas definidas pelas instituições participantes. A assinatura dos acordos está prevista para o mês de julho.

Mais do que uma instância de articulação institucional, o GOVERNAR representa um modelo de governança colaborativa, baseado na integração de esforços, compartilhamento de conhecimento e construção de soluções que ultrapassam os limites de atuação de cada órgão.

destaque reuniao mesa governar

O que é o GOVERNAR?

O GOVERNAR é uma rede permanente de governança formada por instituições do sistema de Justiça e controle, criada com o objetivo de fortalecer a liderança compartilhada, promover a integração estratégica entre órgãos públicos e ampliar a efetividade dos serviços prestados à população.

A iniciativa tem como pilares a boa governança, a otimização de recursos públicos, a inovação institucional e a construção de respostas coordenadas para demandas de interesse social.

O modelo permite que instituições com competências distintas atuem de forma articulada na formulação de projetos, definição de estratégias e implementação de ações conjuntas.

Quem integra o fórum?

Atualmente, o GOVERNAR é composto por cinco instituições signatárias:

O modelo também prevê a adesão de novas instituições, mediante aprovação do Fórum Permanente de Governança Interinstitucional e formalização de termo específico de adesão.

Como funciona?

GovernarEmeron

As instituições participantes mantêm uma agenda permanente de reuniões técnicas para definir prioridades e acompanhar a execução de projetos desenvolvidos de forma colaborativa.

A dinâmica de trabalho permite a criação de grupos temáticos, responsáveis por aprofundar estudos, elaborar diagnósticos e propor soluções para questões específicas que demandam atuação integrada.

Os temas discutidos são definidos de acordo com as necessidades identificadas pelas instituições participantes e pelos impactos gerados para a sociedade.

O arranjo da governança interinstitucional está estruturado em três eixos distintos. No patamar estratégico, dedicado às deliberações de alta gestão e diretrizes políticas, situam-se os dirigentes máximos das instituições. No estágio tático, a atuação recai sobre membros que desempenham funções em setores fundamentais, a exemplo de magistrados, conselheiros, promotores, defensores e procuradores.

No plano operacional, foram estabelecidos cinco grupos de trabalho multidisciplinares, nos quais cada órgão assume o protagonismo em temáticas específicas. Essa frente de atuação abrange áreas essenciais como o combate à violência de gênero; a proteção à infância e juventude; o sistema de saúde; o fomento à autocomposição e conciliação; além da segurança pública e do sistema de execução penal.

Governar reforça ações e resultados para a sociedade

Com foco nessa necessidade, o TJRO promoveu a união de esforços com o Ministério Público (MPRO), a Defensoria Pública (DPE-RO), o Tribunal de Contas (TCE-RO) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE)

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 22 de junho de 2026 às 14:45
Governar reforça ações e resultados para a sociedade

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) tem se destacado por iniciativas que expandem o acesso à Justiça e reforçam o amparo a vítimas em todo o estado. Contudo, complexidade de problemas como violência contra a mulher, saúde, educação e temas relacionados à infância e juventude evidencia que ações isoladas demandam uma atuação estatal que seja integrada, contínua e estrategicamente articulada entre os órgãos de garantia de direitos.

Com foco nessa necessidade, o TJRO promoveu a união de esforços com o Ministério Público (MPRO), a Defensoria Pública (DPE-RO), o Tribunal de Contas (TCE-RO) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Essa cooperação visa o compartilhamento de dados e a construção de respostas mais efetivas, especialmente no combate à violência de gênero. Essa aproximação institucional é um dos pilares do projeto Governar, lançado em fevereiro de 2026 sob a liderança do TJRO, que busca aprimorar a governança pública e a execução de políticas integradas para transformar a realidade social e proteger os cidadãos.

O Fórum Permanente de Governança Interinstitucional e da Rede de Governança do Sistema de Justiça de Rondônia – GOVERNAR foram criados justamente para preencher essas lacunas,  consolidando-se como espaços permanentes de diálogo, planejamento e tomada de decisões voltadas ao interesse público.

Os grupos técnicos se reúnem periodicamente para enfrentar os desafios e estabelecer os objetivos estratégicos que orientarão a atuação conjunta. No enfrentamento à violência contra a mulher, por exemplo, essa união de esforços representa um passo importante para ampliar a efetividade das ações e gerar impactos mais consistentes na proteção das vítimas e na transformação da realidade social.

pactoGovernar1

Em março, o Pacto para Enfrentamento da Violência contra a Mulher foi assinado para garantir celeridade na concessão e monitoramento de medidas protetivas, fortalecer redes de enfrentamento em todos os municípios, incluindo comunidades indígenas e quilombolas, e promover educação transformadora para desconstruir o machismo estrutural. Também estão previstos programas de responsabilização de autores de violência, mecanismos de combate à violência digital e integração tecnológica para acompanhamento das vítimas, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.

Logo GOVERNAR

As contribuições das reuniões dos grupos de trabalhos serão consolidadas em uma minuta de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), reunindo os desafios priorizados e as metas definidas pelas instituições participantes. A assinatura dos acordos está prevista para o mês de julho.

Mais do que uma instância de articulação institucional, o GOVERNAR representa um modelo de governança colaborativa, baseado na integração de esforços, compartilhamento de conhecimento e construção de soluções que ultrapassam os limites de atuação de cada órgão.

destaque reuniao mesa governar

O que é o GOVERNAR?

O GOVERNAR é uma rede permanente de governança formada por instituições do sistema de Justiça e controle, criada com o objetivo de fortalecer a liderança compartilhada, promover a integração estratégica entre órgãos públicos e ampliar a efetividade dos serviços prestados à população.

A iniciativa tem como pilares a boa governança, a otimização de recursos públicos, a inovação institucional e a construção de respostas coordenadas para demandas de interesse social.

O modelo permite que instituições com competências distintas atuem de forma articulada na formulação de projetos, definição de estratégias e implementação de ações conjuntas.

Quem integra o fórum?

Atualmente, o GOVERNAR é composto por cinco instituições signatárias:

  • Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO);
  • Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO);
  • Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO);
  • Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO);
  • Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

O modelo também prevê a adesão de novas instituições, mediante aprovação do Fórum Permanente de Governança Interinstitucional e formalização de termo específico de adesão.

Como funciona?

GovernarEmeron

As instituições participantes mantêm uma agenda permanente de reuniões técnicas para definir prioridades e acompanhar a execução de projetos desenvolvidos de forma colaborativa.

A dinâmica de trabalho permite a criação de grupos temáticos, responsáveis por aprofundar estudos, elaborar diagnósticos e propor soluções para questões específicas que demandam atuação integrada.

Os temas discutidos são definidos de acordo com as necessidades identificadas pelas instituições participantes e pelos impactos gerados para a sociedade.

O arranjo da governança interinstitucional está estruturado em três eixos distintos. No patamar estratégico, dedicado às deliberações de alta gestão e diretrizes políticas, situam-se os dirigentes máximos das instituições. No estágio tático, a atuação recai sobre membros que desempenham funções em setores fundamentais, a exemplo de magistrados, conselheiros, promotores, defensores e procuradores.

No plano operacional, foram estabelecidos cinco grupos de trabalho multidisciplinares, nos quais cada órgão assume o protagonismo em temáticas específicas. Essa frente de atuação abrange áreas essenciais como o combate à violência de gênero; a proteção à infância e juventude; o sistema de saúde; o fomento à autocomposição e conciliação; além da segurança pública e do sistema de execução penal.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook