Governo Bolsonaro deve abandonar veto à Huawei no 5G para conseguir insumos para vacinas

Governo Jair Bolsonaro abaixará o tom nas críticas à Huawei, fornecedora da tecnologia 5G, para retomar laços diplomáticos com a China e agilizar a importação de insumos voltados à produção de vacinas contra a Covid-19

Brasil 247
Publicada em 21 de janeiro de 2021 às 10:52
Governo Bolsonaro deve abandonar veto à Huawei no 5G para conseguir insumos para vacinas

Jair Bolsonaro e Xi Jinping, presidente da China (Foto: ABr | Reuters)

O governo Jair Bolsonaro abaixará o tom, no sentido de criticar a chinesa Huawei, fornecedora da tecnologia 5G. O objetivo é retomar laços diplomáticos com a China, para agilizar a importação de insumos voltados à produção de vacinas contra o coronavírus. Assessores do Palácio do Planalto confirmaram a informação, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fará em duas semanas uma visita a todos os fornecedores globais de equipamentos - China (Huawei e ZTE), Finlândia (sede da Nokia), Suécia (Ericsson) e Coreia do Sul (Samsung).

O próprio Bolsonaro quer telefonar para o presidente chinês, Xi Jinping, para implorar pela exportação de insumos. A ligação já foi pedida ao Itamaraty.

No Brasil, as vacinas serão produzidas pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em acordo com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. 

Os ataques à China feitos pela família Bolsonaro são um reflexo da submissão do atual governo a Donald Trump, que deixou a Casa Branca e teve como um dos principais marcos de sua gestão a guerra comercial com os chineses. Uma das críticas mais duras feitas aconteceu em novembro do ano passado, quando o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que o governo brasileiro declarou apoio a uma "aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China".

Durante a tentativa de trégua entre o governo Jair Bolsonaro e a China, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá decidir as regras do leilão do 5G. O certame será o maior da história pelo volume de licenças e está previsto para o fim de junho. A Huawei é líder em contratos com os países que lançaram o novo serviço.

O conselho da Anatel deverá votar as regras do leilão até meados de fevereiro. Depois a área técnica da agência deverá calcular o preço dos lances dos blocos a serem vendidos. Na etapa seguinte, o Tribunal de Contas da União (TCU) analisará o material em um prazo de até 150 dias.

Não há qualquer evidência de que os equipamentos da gigante chinesa violem as regras de segurança cibernética definidas pela legislação brasileira.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

A importância da vacina contra a covid-19

A importância da vacina contra a covid-19

As vacinas são produtos biológicos que funcionam com base num conceito simples e bem estabelecido: mimetizar a reação imune fisiológica, oferecendo ao organismo humano a provocação necessária para que se desenvolva a imunidade