Governo de RO agenda consultas para pacientes com fissuras labiopalatinas por WhatsApp
O Nufis faz o acolhimento, cirurgia e acompanhamento pós-cirúrgico de pessoas que possuem fissuras labiopalatinas, e as consultas podem ser agendadas pelo 99341-5950
A fissura é caracterizada por abertura dos lábios e/ou do palato por uma má-formação da face
O Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, faz o acolhimento, cirurgia e acompanhamento pós-cirúrgico de pessoas que possuem fissuras labiopalatinas, e as consultas podem ser agendadas pelo WhatsApp (69) 99341-5950, uma forma de facilitar o acesso da população aos serviços do governo de Rondônia. Além da opção por WhatsApp, é possível agendar uma consulta presencialmente, sem necessidade de encaminhamento, basta dirigir-se à unidade, localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, Nº 3.766, Bairro Industrial. Os atendimentos ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.
O Nufis destaca-se na região Norte por possuir essa equipe multidisciplinar especializada e também por receber pacientes de outros estados, e até de países vizinhos como a Bolívia e Venezuela. A unidade realiza 700 atendimentos ambulatoriais por mês, e em 2024, executou 186 cirurgias de lábio palato, timpanotomia e enxerto ósseo alveolar no estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o atendimento humanizado em saúde promovido pelo Nufis. ‘‘O governo tem investido e trabalhado para assegurar que a população seja atendida por uma saúde acolhedora, como a praticada pelo Núcleo de Fissurados, onde o acompanhamento começa ainda na gestação, e pode se estender por toda a infância, adolescência e fase adulta, promovendo dignidade e qualidade de vida.’’
Consultas são agendadas pelo WhatsApp para facilitar acesso da população aos serviços do Nufis
CUIDADO ESPECIALIZADO
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, o Nufis oferece cuidados humanizados e especializados nas seguintes especialidades:
- Pediatria;
- Nutrição;
- Fonoaudiologia;
- Fisioterapia;
- Psicologia;
- Enfermagem;
- Cirurgia Plástica;
- Otorrinolaringologia;
- Clínica Médica;
- Odontologia-Geral;
- Odontopediatria;
- Ortodontia; e
- Cirurgia Bucomaxilofacial.
Em 2024 foram realizadas 186 cirurgias no Nufis
ESTRUTURA
O coordenador do Nufis e fonoaudiólogo, Felipe Leão, explica que o Núcleo possui uma estrutura composta por consultórios para as consultas multidisciplinares. E também conta com uma sala cirúrgica própria, no centro cirúrgico do HB, que foi equipada em 2024, através da parceria da Operação “Sorriso Brasil” e de uma empresa chinesa.
E em breve, segundo o coordenador, contará também com consultório odontológico, serviço que atualmente é feito na Centro Especialidades Odontológicas, que funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC).
ACOLHIMENTO
O acolhimento pelo Nufis começa quando, no pré-natal, os exames mostram a possibilidade dos bebês nascerem com fissura labial ou no palato (céus da boca), a partir deste momento uma série de serviços são ofertados para assistência em saúde. A localização do Nufis, anexo ao HB, é estratégica, pois o hospital é referência em gestações de alto risco.
A fissura é caracterizada por abertura dos lábios e/ou do palato (céu da boca) por um má-formação da face, que pode ser causada por fatores genéticos ou ambientais, e refletir em dificuldades para se alimentar, falar, além do desafio de aceitação da própria aparência. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para a transformação da vida dos pacientes.
O Nufis está localizado anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho
SERVIÇOS REALIZADOS PELO NUFIS:
- Acolhimento das gestantes, a partir do momento que recebem a informação de que o filho nascerá com anomalias craniofaciais;
- Acolhimento dos recém-nascidos e mulheres no período pós-parto, enquanto hospitalizados;
- Suporte emocional ao paciente e acompanhante no centro cirúrgico;
- Instalação de modeladores nasais em recém-nascidos, enquanto hospitalizados;
- Atendimentos psicológicos à mulheres no período pós-parto, enquanto em hospitalização;
- Visita da equipe especializada em fissura labiopalatina à mãe e ao recém-nascido, enquanto hospitalizado;
- Terapias fonoaudiológicas e psicológicas diariamente;
- Ambulatório de cirurgia plástica, pediatria, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, enfermagem e odontologia semanalmente;
- Cirurgias corretoras (queiloplastia, palatoplastia, rinoqueiloplastia, rinosseptoplastia, rinoplastia e otoplastia), cirurgias otológicas e enxerto ósseo alveolar;
- Distribuição de fórmulas lácteas e suplementos aos pacientes diariamente;
- Discussão de casos clínicos com a equipe multidisciplinar do HB, envolvendo Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), UTI Neonatal, alojamento conjunto/maternidade e centro cirúrgico; além do Hospital Infantil Cosme e Damião.
Leis criadas pelo Governo de Rondônia apoio diagnóstico e tratamento precoce das fissuras labiopalatinas
APOIO AO DIAGNÓSTICO
O governo de Rondônia, além de fortalecer o trabalho do Nufis, contribui, através da criação de leis, com o diagnóstico e tratamento precoce de pessoas que possuem fissuras labiopalatinas.
- 2019 – A Lei nº. 4.538 instituiu a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina, na última semana de setembro, que estimula os profissionais da saúde a realizarem o diagnóstico precoce e a notificação dos órgãos de saúde quanto às crianças portadoras de Fissura Labiopalatina.
- 2023 – A Lei n° 5.551, tornou obrigatória a notificação do nascimento de crianças com fissura labiopalatina para viabilizar o tratamento multidisciplinar dos casos, dos atendimentos iniciais à alta, após a conclusão do tratamento.
- 2024 – A Lei nº 5.921, equiparou más-formações congênitas, como fissura labiopalatina e anomalias craniofaciais, às deficiências físicas para efeitos jurídicos no estado. O que está condicionado a avaliação da equipe multidisciplinar quanto a impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.
Prefeito Léo Moraes se reúne com Comitê de Gestão para balanço e planejamento de melhorias
Foram discutidas medidas para aprimorar atendimento na rede pública, além de fazer um balanço das principais ações implementadas
Secretaria de Esporte e Lazer regulamenta a utilização das instalações esportivas
Para utilizar as instalações esportivas, o interessado deverá apresentar requerimento por escrito na Semes
Bloco da Prevenção entrou em ação nos eventos carnavalescos do fim de semana
Campanha organizada pela Prefeitura será levada às ruas durante toda a programação de carnaval




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook