Governo de RO assina nova Ordem de Serviço para avançar com a regularização fundiária rural
O investimento contempla a realização de georreferenciamento, vistorias técnicas e a instrução de aproximadamente 1.650 processos de regularização em áreas públicas sob domínio da União ou do Incra

Durante a solenidade, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a relevância da ação para os pequenos produtores da região
Com o objetivo de garantir a segurança jurídica no campo, foi assinada na quinta-feira (3), em Vilhena pelo governo de Rondônia a Ordem de Serviço que marca o início de uma nova etapa da regularização fundiária rural no município. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com investimento de R$ 1 milhão, oriundo de emenda parlamentar. Na ocasião foram feitas entregas simbólicas de títulos definitivos de propriedades rurais.
O investimento contempla a realização de georreferenciamento, vistorias técnicas e a instrução de aproximadamente 1.650 processos de regularização em áreas públicas sob domínio da União ou do Incra. A iniciativa integra o Acordo de Cooperação Técnica n. 324 de 2023, celebrado entre a Sepat e o Incra.
Durante a solenidade, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a relevância da ação para os pequenos produtores da região.
“Estamos promovendo justiça social no campo. Com o título na mão, o produtor pode investir com segurança, acessar crédito e transformar sua realidade. Essa é uma das prioridades do governo do estado: garantir dignidade, segurança jurídica e desenvolvimento para o homem do campo”, ressaltou. o governador.
O secretário da Sepat, David Inácio reforçou o compromisso do governo do estado com o fortalecimento da política fundiária.
“Essa nova etapa representa o avanço de um trabalho estruturado e eficiente, com resultados concretos. Estamos ampliando nossa capacidade operacional, integrando esforços com o Incra e reduzindo o acervo de processos pendentes, que historicamente travavam o progresso dessas famílias”, destacou.
RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS EM VILHENA
Antes mesmo dessa nova etapa, o município de Vilhena já vinha sendo beneficiado com importantes ações do Governo do Estado via Sepat, tanto na zona rural quanto urbana:
Regularização Fundiária Rural
- 260 parcelas de georreferenciamento realizadas
- 227 títulos definitivos emitidos, contemplando produtores vinculados à:
- Associação dos Pequenos Produtores Rurais Portal (Asprep)
- Associação dos Chacareiros União da Vitória (Ascuv)
Regularização Fundiária Urbana
Por meio de convênio entre o Estado por meio da Sepat e o Município de Vilhena, o objetivo é regularizar 711 lotes e registrar 5.178 títulos definitivos. Já foram alcançados:
- 559 lotes georreferenciados
- 978 títulos registrados por meio de georreferenciamento e Reurb-S
- 5.178 títulos registrados em cartório, nos bairros: Setores 09, 09A, 13, 15, 17, 18, 19, Área Verde (Moriá), 27, 29 e 35
- 4.200 títulos em potencial a serem registrados
NOVA ETAPA DE EXECUÇÃO
A nova frente de trabalho da Sepat em Vilhena ocorrerá entre os dias 3 de julho a 6 de agosto de 2025, mobilizando uma equipe de 29 servidores – sendo 7 da Sepat, responsáveis pelo georreferenciamento, e mais 22 atuando na instrução dos processos junto ao Incra. As atividades incluem atendimentos ao público, vistorias in loco e abertura de processos via Plataforma de Governança Fundiária (PGT).
Produtores de alguns municípios de Rondônia receberam o título definitivo da propriedade
Com a continuidade das ações em Vilhena, o Governo de Rondônia reforça seu compromisso em promover desenvolvimento sustentável, cidadania e valorização da terra como instrumento de transformação social.
ENTREGA DE TÍTULOS
Produtores de alguns municípios de Rondônia receberam o título definitivo da propriedade durante o evento.
Produtores do município de Vilhena:
– Paulo Antônio Pinto, área da propriedade – 44,3880ha;
– Pedro José Lopes Back – área da propriedade – 91,6558 há;
– Loide Regina Guerra de Oliveira – área da propriedade 64,7821 há;
Produtores do município Pimenteiras do Oeste:
– Alessandro Werlang Poggere – área da propriedade – 104,7240 há;
– Robert Gomes dos Santos – área da propriedade – 51,5046 há
Produtora do município Seringueiras:
– Carla Freitas Gheno – área da propriedade – 147,3904 há
Inscrições para cursos profissionalizantes na área agrícola estão abertas até 11 de julho
Os cursos serão realizados na Escola Móvel de Máquinas Agrícolas do Idep que está situada na avenida 15 de Novembro, no bairro União – Bombeiros
QUEM EXPLORA, DEPLORA
E isso porque, enquanto o rico tá muito mais rico, o pobre tá muito mais necessitado
AROM participa de Seminário para construção do Plano Estadual da Primeira Infância
Associação contribui para diagnóstico de planejamento estratégico focado no desenvolvimento infantil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook