Governo de RO inicia coletas do Proema 2025 para garantir qualidade dos alimentos no estado
O Proema desempenha um papel essencial na proteção da saúde da população, assegurando que os alimentos estejam dentro dos padrões sanitários exigidos
O ciclo anual de coletas do Proema acontece o ano todo em estabelecimentos comerciais
O governo de Rondônia deu início, na segunda-feira (10), ao ciclo anual de coletas do Programa Estadual de Monitoramento de Alimentos (Proema) edição 2025. A ação, executada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), se estenderá até 15 de dezembro, e tem como objetivo monitorar a qualidade e segurança dos alimentos comercializados no estado, por meio de análises laboratoriais e verificação de rotulagem.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa evidencia o comprometimento da gestão estadual com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos no mercado, garantindo um controle rigoroso sobre os alimentos consumidos pela população. “O Proema tem um papel fundamental na prevenção de doenças e na proteção da saúde pública. A vigilância em saúde passa pelo controle rigoroso dos alimentos que chegam à mesa da população. Monitorar e garantir a qualidade desses produtos é uma estratégia essencial do governo para evitar surtos de doenças de origem alimentar e promover o bem-estar dos rondonienses”, ressaltou.
O Proema desempenha um papel essencial na proteção da saúde da população, assegurando que os alimentos estejam dentro dos padrões sanitários exigidos.
De acordo com a chefe do núcleo de alimentos da Gerência Técnica de Vigilância Sanitária (Gtvisa) da Agevisa/RO, Cristiane Carvalho Teixeira de Souza, durante este período, serão coletadas amostras de produtos como sorvete, queijo coalho e muçarela, palmito em conserva, café torrado e moído, goma de tapioca, água mineral, polpa de frutas e açaí in natura. “As coletas serão realizadas em todas as regiões do estado, sob a coordenação da Agevisa e com execução das Vigilâncias Sanitárias Municipais (Visa’s). As Gerências Regionais de Saúde (GRS) darão suporte logístico, enquanto as análises laboratoriais e verificações de rotulagem serão realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen/RO)”, explicou.
QUALIDADE E SEGURANÇA
A diretora-geral do Lacen/RO, Ciciléa Corrêa, destacou que a participação do laboratório no Proema reforça o compromisso com a qualidade e segurança dos alimentos em Rondônia. “Nosso trabalho consiste em realizar análises laboratoriais criteriosas, fornecendo dados fundamentais para a vigilância sanitária e a tomada de decisões estratégicas.”
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, enfatizou a importância da iniciativa. “O programa é um exemplo de vigilância sanitária atuante e comprometida. O esforço conjunto das vigilâncias municipais e do Lacen reflete a seriedade com que tratamos a qualidade dos alimentos consumidos pela população. Esse trabalho é essencial para garantir mais segurança e saúde a todos os rondonienses.”
Mês da Mulher é celebrado pelos CMECs municipais com eventos em diversas cidades
No mesmo dia, em Porto Velho, o CMEC Porto Velho participou do projeto PVH em Ação, uma iniciativa da Prefeitura da capital em celebração ao Dia Internacional da Mulher
Incra recebe pauta de reivindicações da Via Campesina em Rondônia
A audiência faz parte das atividades do Encontro Estadual das Mulheres da Via Campesina RO, integrado à jornada do 8 de março, evento realizado anualmente
Parceria para regularização fundiária é firmada pelo governo de RO com a prefeitura
A iniciativa reforça o compromisso da gestão estadual de trabalhar em conjunto com as prefeituras para garantir segurança jurídica aos ocupantes de imóveis em áreas irregulares e impulsionar o desenvolvimento regional




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook