Governo entrega equipamentos e reativa centro cirúrgico de hospital

A medida também irá contribuir para atendimento às gestantes quanto ao parto, pois deixarão de ir para outras localidades

Paulo Ricardo Leal Fotos: Ésio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 22 de dezembro de 2020 às 09:23
Governo entrega equipamentos e reativa centro cirúrgico de hospital

A unidade hospitalar recebeu do Governo do Estado equipamentos, através de emendas federais no valor de R$ 2.209.615

A Unidade Mista de Saúde Antônio Luiz de Macedo, localizada no município de Nova Mamoré, passa a atuar definitivamente com um centro cirúrgico, reativado pelo Governo de Rondônia na manhã de segunda-feira (21), sendo considerado setor indispensável para que sejam realizadas intervenções cirúrgicas com total segurança e qualidade à população.

A unidade hospitalar recebeu do Governo do Estado equipamentos, através de emendas federais no valor de R$ 2.209.615 (dois milhões, duzentos e nove mil e seiscentos e quinze reais).

Durante a reativação do centro cirúrgico, que estava desativado há mais de seis anos, o vice-governador destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o município, bem como deixou claro a emenda federal para a aquisição de aparelhos que estão possibilitando as ações desenvolvidas, com atuação e emenda da ex-deputada federal Marinha Raupp.

APOIO DO ESTADO

O centro cirúrgico foi apontado pelo secretário Municipal de Saúde de Nova Mamoré, Rafael Ripke, como um marco de grande importância. Para o secretário, é fundamental o aporte do Estado, deixando claro que o Governo de Rondônia sempre apoiou Nova Mamoré. “Hoje montamos o centro cirúrgico que irá alavancar a saúde na nossa cidade. Temos um bom vínculo com o secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo. É uma conquista, pois será de muita valia e a comunidade precisa”, disse o Rafael Ripke, acrescentando que a medida irá contribuir para atendimento às gestantes quanto ao parto, pois deixarão de ir para outras localidades.

O vice-governador, José Jodan, e o secretário Fernando Máximo acompanharam as instalações do Centro Cirúrgico

Ao tecer comentário sobre o centro cirúrgico, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, que esteve acompanhando o vice-governador José Jodan, definiu o momento como divisor de águas para a saúde do município de Nova Mamoré.

Fernando Máximo lembrou que o Governo do Estado garantiu total apoio ao município para que pudesse oferecer melhores condições de atendimento à população no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Ele também fez questão de pontuar que a unidade hospitalar recebeu inúmeros equipamentos, onde foram necessários três caminhões para que tudo fosse transportado e entregue.

O secretário, dessa forma, enumerou alguns dos principais equipamentos adquiridos com recurso de emenda, tais como: 44 camas hospitalares tipo mecânica; autoclave hospitalar horizontal; analisador automático para hematologia; incubadora pulmonar manual pediátrico; reanimador pulmonar manual; incubadora de transporte neonatal; lavadora termodesinfectora; bomba de infusão; eletrocardiógrafo; desfibriladores convencionais; laringoscópio adulto; esfigmonanômetro infantil, estetoscópio infantil; microscópio laboratorial; monitores multiparâmetros; bem como outros tão importantes, totalizado 623 equipamentos que irão salvar vidas no Hospital Antônio Luiz de Macedo.

O prefeito de Nova Mamoré, Claudionor Leme da Rocha, disse que o município recebe neste momento uma grande conquista. “O Governo tem sido um grande parceiro. Desde os primeiros meses do nosso mandato colocamos o hospital para funcionar, sempre pensando na nossa população”, argumentou e antecipou que a ala cirúrgica será chamada de doutor Vicente de Paulo Batista Rodrigues, homenagem aprovada pela Câmara Municipal de Nova Mamoré.

DIGNIDADE E RESPEITO

Ao encerrar a rápida cerimônia que oficializou o início das atividades no centro cirúrgico da Unidade Mista, o vice-governador deixou claro que a palavra de ordem do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, é de atender a sociedade com dignidade e respeito. “É para isso que fomos eleitos, ou seja, para que as coisas sejam feitas com justiça. Esse recurso que chegou para o hospital é de emenda utilizada pelo Governo do Estado. É esse o papel do Governo e todos os secretários têm a recomendação de respeito ao erário. Esse é o legado do governador que segue o alinhamento com o presidente da República Jair Bolsonaro”, disse José Jodan.

Tão logo oficializou o início das atividades no centro cirúrgico, o vice-governador José Jodan, acompanhado do superintendente Estadual de Comunicação Lenilson Guedes, o secretário Fernando Máximo e o prefeito Claudionor Leme, após vestirem roupas específicas, conheceram ‘in loco’ as instalações do centro cirúrgico e tiveram a surpresa da entrada à ala da primeira paciente que passou por procedimento médico, enaltecendo todo o trabalho da equipe médica. “Parabéns ao município pelo legado que está deixando. Isso realmente irá fazer a diferença”, concluiu José Jodan.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook