Hermínio caiu direitinho na arapuca de Moreira Mendes e agora corre o risco de não poder disputar sequer a reeleição ou perder o mandato de deputado

Mas, condenado pelo envolvimento no escândalo das passagens, Moreira Mendes também estará fora das eleições em 2014.

Publicada em 26 de May de 2013 às 20:13:00

Da reportagem do Tudorondonia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, José Hermínio Coelho, está com um pé fora de seu partido, o PSD, onde se desentendeu com o presidente regional da legenda, deputado federal Rubens Moreira Mendes. Motivo: o nome de Hermínio está vetado para disputar o Governo de Rondônia em 2014.

Moreira Mendes defende o nome do prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, para concorrer ao Governo.
Como não terá a vaga para disputar o lugar de Confúcio, Hermínio pensa em deixar a legenda, a exemplo do que havia feito anteriormente com o PT, mas, desta vez, poderá perder o mandato de deputado estadual.

Inelegível por conta de condenação colegiada no escândalo das passagens, Moreira Mendes não poderá disputar a eleição em 2014, mas pretende trabalhar a candidatura do filho, Guilherme Erse, a algum cargo eletivo.

De qualquer forma, o presidente do PSD em Rondônia já deixou claro que o tempo de Hermínio na sigla já se esgotou.
Para Hermínio, a complicação é grande. O simples fato de não ter vaga assegurada para concorrer ao Governo não é motivo que convença a Justiça Eleitoral a mantê-lo no mandato  de deputado caso decida mesmo pular para outro partido.

Moreira Mendes, por sua vez, já deixou claro que não vai expulsá-lo, numa espécie de simulação para que Hermínio continuasse com o mandato de deputado. Com isso, se quiser permanecer no PSD, o presidente da Assembleia vai ter que se submeter à vontade de Moreira, que nem candidato poderá ser, mas que também tem o poder de deixar Hermínio fora da eleição em 2014, inclusive negando-lhe a vaga para disputar a reeleição, já que não existe mais a chamada candidatura nata.

"Ele caiu direitinho na arapuca montada pelo Moreira Mendes, um sujeito que não merece a menor confiança e que muda de lado conforme o soprar do vento", diz um assessor de Hermínio Coelho, um tanto amargurado.

Esse mesmo assessor teme que Moreira Mendes negocie vantagens pessoais - cargos, por exemplo - com o governador Confúcio Moura (PMDB) para impedir que Hermínio dispute qualquer cargo em 2014, caso permaneça no PSD.

O próprio Moreira já sentiu na pele esse tipo de manobra, quando seu filho, Guilherme Erse, não obteve legenda para disputar um cargo eletivo, numa manobra orquestrada pelo ex-deputado Paulo Moares.

Para escapar de situação semelhante, Hermínio tem uma única saída: ir para a Mobilização Democrática (MD), que surgiu da fusão entre PMN e PPS.