Homenagens, entrega de medalhas e desfile da tropa marcam aniversário de 45 anos da Polícia Militar de Rondônia

A solenidade contou com a presença do governador, coronel Marcos Rocha que relembrou momentos quando ainda era policial militar da ativa

Emanuelle Pontes Fotos: Esio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 26 de novembro de 2020 às 15:12
Homenagens, entrega de medalhas e desfile da tropa marcam aniversário de 45 anos da Polícia Militar de Rondônia

Pela Lei Federal 6.270 de 1975, no dia 26 de novembro, a Guarda Territorial passou a ser denominada Polícia Militar de Rondônia

Nesta quinta-feira (26) a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PM-RO) completa 45 anos de criação. Em razão disso, foi realizado no Comando Geral, uma solenidade de formatura em alusão a mais um ano da criação da Corporação, a qual contou com a presença do governador, coronel Marcos Rocha. No evento, ainda foram entregues medalhas aos oficiais destaques do ano, outorga da medalha de mérito do Forte Príncipe da Beira, homenagem aos familiares de oficial falecido e desfile militar.

A solenidade contou com condecorações aos oficiais que ganharam destaques neste ano

Para dar início à cerimônia, o comandante da tropa coronel PM Áureo apresentou a tropa ao governador do Estado, no embalo da corneta, que seguiu com a banda da PM. A formatura foi transmitida ao vivo através do canal oficial no youtube e pela página da PM-RO.

Cabo PM Simplício, lotado na capelania da Diretoria de Serviço Social, realizou a intercessão religiosa citando uma mensagem descrita no Salmo 90:12 que diz “ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos um coração sábio”. A qual relata, diante da pandemia da Covid-19, que o verdadeiro caminho da sabedoria é o temor ao  Senhor e pede a Deus que instrua a estimar corretamente os dias de todos, dando importância a vida.

“À medida que vamos envelhecendo como policiais e suas abençoadas mudanças na instituição, no corpo e na mente da tropa, viver à vida com sabedoria é agradecer a Deus pela sua profissão e sua vida, pois nem todas as pessoas tiveram o privilégio de sobrepujar a pandemia”, finalizou, reforçando que Deus é a fonte de sabedoria e Ele que fortalece a corporação.

Em seguida, solicitou que todos curvassem a cabeça em oração, clamando e agradecendo por mais um ano da Corporação e após, sob acordes da banda da PM, foi cantado o hino “Céus de Rondônia”.

A cerimônia finalizou com desfile militar

Seguindo a programação da solenidade, foi feita a leitura na íntegra da Ordem do Dia, alusiva ao aniversário. A Polícia Militar de Rondônia é uma instituição que tem por função promover, diuturnamente, uma Segurança Pública de qualidade aos rondonienses, pelos serviços de policiamento ostensivo – motorizado, a pé ou embarcado. Utilizando das mais modernas tecnologias, o Estado atualmente contabiliza 5.300 policiais militares, que mesmo diante da pandemia, não pararam de trabalhar com técnica e eficiência.

O comandante-geral da PM, coronel Almeida, acompanhado de sua esposa Elizete, agradece a presença do governador em relato às ações realizadas pela sua gestão. “Nós somos gratos senhor governador, por tudo que tem feito pela tropa da Polícia Militar e temos a certeza que ainda veremos muito mais vitória no ano vindouro. Muito obrigado”, pontua.

Cumprimentando todos presentes, o governador do Estado de Rondônia relembra de momentos, que por 27 anos participava da formatura e pelo orgulho que sente em ser um militar, afirma que até hoje tem guardado uniformes da Corporação o qual não conseguiu se desfazer. Segundo ele, foi a PM que o recebeu e tem a alegria de ser o primeiro governador do Brasil que é um militar.

Fazer a diferença e obter mais equipamentos adequados para o auxílio do enfrentamento à criminalidade é um propósito da sua gestão. “Quero ver a Polícia Militar e toda força de segurança do Estado equipadas e aos poucos vamos chegar ao patamar que eles merecem. No mais honre essa farda, rajada, camuflada ou azul (…) Que Deus abençoe nosso Estado, nosso país, para levar coisas boas de quem somos”, pronunciadas palavras de ânimos aos irmãos de fardas.

O governador aproveitou a oportunidade para anunciar que em breve, a PM terá o primeiro blindado. Disse ainda que o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Cysneiros Pachá, está, neste momento, verificando armamentos adquiridos pela República Tcheca. Equipamentos novos que vão fortalecer a Corporação. O evento finalizou com o hino da Polícia Militar de Rondônia e com o desfile militar na Avenida Tiradentes. Estavam presentes na solenidades o subcomandante, coronel Plínio Sérgio autoridades civis, e familiares.

Oficiais receberam do governador medalhas de mérito

HOMENAGENS

O governador, coronel Marcos Rocha e o comandante-Geral da PM, coronel Almeida prestaram homenagens a policiais militares que se destacaram em ocorrências policiais, como o soldado Harisson Silvestrine e Macsuel Henrique Santos,  condecorados com a medalha ‘Mérito Policial Militar’. Já o segundo sargento Erivaldo Gusmão e os cabos Sandro dos Santos e Ricardo Lopes foram outorgados com a Medalha ‘Mérito Príncipe da Beira’.

Ainda foi entregue a medalha ‘In Memorian’ e um buquê de flores a Lia Honorato, esposa do coronel Honorato, que estava acompanhada da filha Patrícia. O coronel PM da reserva Honorato ingressou na Corporação em 1983, dedicado ao serviço, ele serviu e protegeu a comunidade rondoniense por mais de 20 anos. Com 62 anos, deixou a esposa e dois filhos.

HISTÓRIA DA POLÍCIA MILITAR

Polícia Militar deu continuidade às missões, a fim de exercer o legado deixado pela Guarda Territorial

Com áreas desmembradas do Estado do Amazonas e Mato Grosso, foi criado o território federal do Guaporé, hoje Rondônia. Na época, necessitando de uma organização para manutenção da ordem e mão de obras na execução dos trabalhos públicos, foi criada a Guarda Territorial, corporação de caráter civil, embrião da PM-RO, cuja população se formava em plena floresta Amazônia.

Antigamente, a instituição embrionária, realizava todos os tipos de trabalhos essenciais desde serviços braçais, abrir caminhos e estradas, saneamento, construção pública e policiamento ostensivo. Logo, com a extinção da Guarda Territorial, em 26 de novembro de 1975, por intermédio da Lei Federal 6.270 de 1975, passou a ser Polícia Militar dando continuidade às missões, a fim de exercer o legado transmitido por geração.

Confira a galeria de imagens

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook