Idosos do CCI participaram de palestra sobre saúde

Ação faz parte da programação do Novembro Azul

Marco Bernardi Fotos: Jota Batista
Publicada em 25 de novembro de 2021 às 15:29
Idosos do CCI participaram de palestra sobre saúde

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu uma palestra sobre saúde, com os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI). A ação faz parte da programação da Campanha Novembro Azul, mês mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata.

A palestra “Cuidados com a saúde do idoso” foi ministrada pelo médico Rodrigo Zipparro, urologista da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ação também contou com testes de glicemia e aferição de pressão arterial, em parceria com a Estácio Unijipa, e cortes de cabelo, com apoio do Instituto Monalisa.

“Também realizamos um grande café da manhã e a entrega de brindes para os idosos que frequentam o CCI. Essa é uma ação importante, para lembrar que todos devem se cuidar, em especial os homens em relação ao câncer de próstata”, alertou Paula Gerlinski de Paula, diretora do CCI.

O CCI atende cerca de 500 idosos, oferecendo atividades gratuitas que contribuem no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Se for detectado precocemente, o câncer de próstata tem índices de cura superiores a 90%. A recomendação dos profissionais da Saúde é de que homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame regularmente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook