IFRO Campus inaugura Laboratório de Análise Física e Sensorial do Café

O laboratório deverá atender a toda a demanda do estado, envolvendo os concursos de qualidade, as demandas de cafeicultores, de cafeterias e das indústrias

ASCOM/IFRO
Publicada em 08 de abril de 2021 às 14:25
IFRO Campus inaugura Laboratório de Análise Física e Sensorial do Café

Nesta sexta-feira, 9 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, ocorrerá a inauguração do Laboratório de Análise Física e Sensorial do Café. O laboratório é uma parceria com o Governo do Estado de Rondônia.

A proposta consiste em implantar o primeiro laboratório de análise física e sensorial de café de Rondônia no Campus do Instituto Federal de Rondônia, na cidade de Cacoal, que é um local central para acesso de cafeicultores que queiram analisar seus cafés.

O laboratório deverá atender a toda a demanda do estado, envolvendo os concursos de qualidade, as demandas de cafeicultores, de cafeterias e das indústrias.  Além disso, no IFRO, o laboratório poderá ser utilizado constantemente pelos alunos em aulas práticas, colaborando com a formação de profissionais na área de qualidade do café.

Segundo a execução do projeto, a infraestrutura implementada no campus trará diversos benefícios para Rondônia, entre elas a valorização dos cafés produzidos no estado por meio do Concafé; a agregação de valor a produção de cafés especiais por meio da verticalização da produção com as unidades de micro torrefação que serão disponibilizadas aos agricultores familiares; o incremento na qualidade do café de Rondônia, alavancando a cafeicultura na região e promovendo a integração de toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro; a disponibilização de um laboratório de classificação física e de analise sensorial de café, que atenderá aos cafeicultores, as demandas dos órgãos de assistência técnica e sanidade (Emater e Idaron), de projetos de pesquisa (IFRO, UNIR, Embrapa), bem como compradores, torrefadores e indústrias de café.

O espaço ainda servirá para formação acadêmica e técnica de estudantes que estarão envolvidos com o laboratório de análise física e sensorial do café, qualificando esse corpo técnico para atuar na cafeicultura da Amazônia.

O Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, conta um pouco do processo de criação: “desde que realizamos a plantação do primeiro clone de café no nosso campus, no final de 2017, seguindo os ditames da nossa Lei de criação que estabelece que possamos auxiliar no desenvolvimento no arranjo produtivo local mais proeminente em que estamos inseridos. No nosso caso, o café. Assim, após focarmos o nosso campus nessa cultura agrícola, as parcerias iniciaram com várias entidades públicas e privadas, nesse momento histórico, após parceria com a Seagri/Idaron, implantamos o Laboratório de Análise Física (que já foi utilizado na primeira etapa do Concafé 2020) e com o Mapa-RO. Com a implantação do Laboratório de Análise Sensorial, ambos em 2020. E, nesta sexta-feira, compondo os Laboratórios de Analise Física e Sensorial, em convênio com o Governo do Estado ‘Projeto Robustas Amazônicos Finos’ que contamos com o apoio e a idealização do Servidor da Seagri, Janderson Dalazen, estarão sendo entregues equipamentos atualizados e computadorizados para darmos apoio aos cafés finos rondoniense”.

“Desse modo, mesmo que cada Laboratório tenha sua função específica, eles se complementam, iniciamos com a análise de solos, após a colheita beneficiaremos os cafés, posteriormente realizaremos a análise física dos grãos e a análise sensorial do café, seguindo uma lógica de assessoramento, se houver necessidade, de melhoria e valorização dos nossos cafés, transformando o nosso campus num Centro de Excelência e Conhecimento em Café Robusta”, completa o Diretor-Geral.

Dentre os equipamentos que estão sendo entregues estão três balanças de precisão digital, uma mesa de classificação de café, dois jogos de peneira para classificação de café, um descascador de amostras de café, um torrador de prova, um torrador de amostra de café Laboratto, um torrador de café, um medidor de café, uma máquina de café expresso, dois French Press, um conjunto colorímetro portátil digital, um fogão semi-industrial e um boiler elétrico.

O evento de inauguração terá transmissão ao vivo, às 9 horas, pelo canal do YouTube do IFRO Campus Cacoal, através do link: https://youtu.be/DfiVhq8ygzY.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook