Infecção urinária em crianças: diagnóstico e prevenção
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda em www.portaldoutorajuda.com.br
A infecção urinária em crianças ocorre quando bactérias entram no trato urinário, causando sintomas como febre, dor/ardor ao urinar, aumento da frequência urinária, dor abdominal, urina com cheiro forte ou sangue.
De acordo com a Dra. Lorena Marçalo, médica urologista, o diagnóstico é feito através de exames de urina. Em bebês, pode ser necessária a sondagem. Em crianças maiores, a coleta é feita pós-higiene adequada.
“O exame de urina mostra sinais inflamatórios, como leucócitos e hemácias. A urocultura confirma a infecção e identifica a bactéria, geralmente a escherichia coli, orientando o antibiótico correto. O tratamento varia. Em casos leves, usa -se antibiótico oral. Casos com febre persistente podem necessitar de internação. Mas um alerta importante: nunca pare o antibiótico antes do tempo. Se a receita é para 7 dias, tome 7 dias completos, mesmo que a criança melhore em 1 ou 2 dias. Parar antes pode causar uma recidiva mais grave”, pontua a médica.
Para prevenir a infecção urinária, a criança deve beber líquidos adequadamente, urinar de 3 em 3 horas e evacuar diariamente. Mantenha a higiene íntima adequada, use roupas íntimas de algodão e trate o intestino preso. Infecções recorrentes precisam de investigação para alterações anatômicas. Bem tratadas, as infecções raramente deixam sequelas, mas maltratadas podem causar cicatrizes nos rins.
Se a criança tem sintomas, procure um pediatra ou um urologista.
Assista ao vídeo completo com a especialista
Para mais informações acesse o site | @doutor.ajuda, nas redes sociais | Acompanhe os conteúdos semanais no canal do Dr. Ajuda, no Youtube
Norte terá pancadas de chuva e trovoadas nesta quarta (18)
No Acre e em Rondônia, a expectativa é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas em diferentes áreas dos estados
MPRO garante cota feminina e condenação por fraude eleitoral
Justiça reconhece candidaturas fictícias e declara inelegibilidade de envolvidos por 8 anos
Dicas para proteger o celular de golpes no Carnaval
Aparelhos servem de porta de entrada para fraudes, mesmo sem furtos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook