Ipem intensifica fiscalização e orienta donos de estabelecimentos comerciais da região do Vale do Guaporé

Ao todo foram 22 visitas destes 13 estabelecimentos foram autuados, durante a semana

Alexandre Almeida Fotos: Alexandre Almeida Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 03 de dezembro de 2021 às 16:08
Ipem intensifica fiscalização e orienta donos de estabelecimentos comerciais da região do Vale do Guaporé

Ação foi realizada nos municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de Rondônia realizou nesta semana visita a três municípios do Vale do Guaporé com o intuito de garantir a segurança na comercialização de produtos nas cidades de Costa Marques, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé. A equipe do Ipem realizou 22 visitas a estabelecimentos comerciais, destes 13 foram autuados.

O intuito da ação é para orientar empresários sobre o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos, os que são pesados sem a presença do consumidor, de responsabilidade do próprio ponto de venda e de produtos de terceiros, correspondente ao peso real do produto.

De acordo com a metrologista do Ipem, Elli Maus, a fiscalização do produto pré-medido consiste, na avaliação e execução de laudos dos produtos de responsabilidade do estabelecimento, avaliação preliminar dos produtos industrializados e coleta dos que estiverem com suspeita de erro, a fim de serem submetidos ao controle metrológico.

“Esta foi a primeira vez em que a equipe de pré-medidos do órgão foi à região e o trabalho de verificação também busca a orientação junto aos comerciantes a irem renovando seus produtos seguindo as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, destacou a metrologista.

Para o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, o trabalho desempenhado pela equipe de pré-medidos tem garantido segurança maior ao consumidor. “São ações rotineiras que integram também o Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia, com o intuito de defender o consumidor e que as empresas possam ter uma concorrência mais justa”, pontuou.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda nos supermercados, pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook