Jair Montes recebe diretoria do Sinprof e debate melhorias para os professores

Implantação da Lei do Piso, valorização profissional e inclusão dos sindicatos no CEE foram os principais pontos abordados.

Laila Moraes-Decom-ALE/RO - Fotos: Assessoria
Publicada em 25 de junho de 2019 às 09:31
Jair Montes recebe diretoria do Sinprof e debate melhorias para os professores

Na manhã de ontem (24), o deputado Jair Montes (PTC), recebeu o presidente, Joelson Chaves, o tesoureiro Alziro Machado, o diretor regional Sivanildo de Souza e o advogado, Renan de Sousa e Silva, representantes do Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia para debater a pauta de reivindicações da classe. 

Segundo Joelson Chaves, o sindicato é específico para atender os professores e  entre as pautas estão: Reajustar o salário dos profissionais do magistério nos termos da Lei do Piso; Valorização profissional, por meio da implementação da meta 17; Reposição das perdas salariais referentes a inflação oficial de 2017 e 2018, nos percentuais de 2,95% e 3,89% respectivamente; Gozo da licença prêmio dos professores, ou o respectivo; pagamento em pecúnia; Reajuste do auxílio alimentação e saúde, entre outros. 

Joelson apontou ainda a falta de segurança que vêm dominando as escolas de Rondônia. “Nós entendemos que a militarização não é o melhor caminho, uma vez que os policiais precisam estar nas ruas. Precisamos de um plano diferenciado para os professores em casos de violência. Um professor teve seu carro incendiado por um aluno e não tem uma lei que ampare o patrimônio do professor.  O desestímulo está muito grande, ninguém mais quer ser professor”, expõe. 

Segundo o tesoureiro do Sinprof, Alziro Machado, a pauta já foi encaminhada para a Secretaria de Educação de Rondônia, contudo, praticamente nada foi atendido. “O Estado já deveria ter implantado desde janeiro o reajuste de 4,17% conforme a Lei do Piso, mas estão alegando um entrave burocrático com o Iperon e o Iperon alega problema com outro órgão e assim estamos indo para o mês de julho”, aponta. 

Outra demanda destacada pelo tesoureiro foi incorporação da gratificação de R$ 620,00 como forma de incentivo para que o professor fique em sala de aula. “Contudo, estamos brigando com o Estado, pois caso professor sai da sala para atuar em outro setor dentro da escola, ela perde essa gratificação”, disse. 

Entre outros pontos abordados durante a reunião, Alziro apontou ainda a urgência de incluir uma vaga para o Sinprof no Conselho Estadual de Educação e demais conselhos consultivos e deliberativos da Seduc, tais como, Funbed/Proafi/CAERO. 

O diretor regional do Sinprof, Sivanildo de Sousa Martins ressaltou sua preocupação com os professores e alunos do município de Porto Velho e a necessidade de realizar um mapeamento da situação dos professores dos distritos. 

Após explanações, o deputado Jair Montes apontou que encaminhará um requerimento para a Comissão de Educação, solicitando uma audiência com a Seduc, Sintero e outros órgãos do setor da educação e ainda verificará quais os procedimentos necessários para a inclusão do Sinprof no Conselho de Estadual de Educação.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook