Jesus Cristo é de esquerda ou de direita?

"Jesus Cristo, tivesse sido esse suave revolucionário das classes oprimidas pelo Império Romano, não preconizaria dar nada a César, mas dele tomar tudo, em nome dos homens e mulheres escravizados na Galileia pela máquina de guerra romana. Para tal, teria que ter transformado água em nitroglicerina, não em vinho. E feito a multiplicação das espadas, não de peixes", diz o colunista Leandro Fortes, para o Jornalistas pela Democracia

Leandro Fortes
Publicada em 20 de novembro de 2019 às 17:51
Jesus Cristo é de esquerda ou de direita?
Há um esforço conceitual entre progressistas religiosos, de longa data, de inserir no cristianismo certo viés revolucionário em contraposição ao que ele – e qualquer outra religião – sempre foi: uma seita conservadora e reacionária, montada dentro de uma estrutura hierárquica de poder, quase sempre, autocrático.

Jesus Cristo, tivesse sido esse suave revolucionário das classes oprimidas pelo Império Romano, não preconizaria dar nada a César, mas dele tomar tudo, em nome dos homens e mulheres escravizados na Galileia pela máquina de guerra romana. Para tal, teria que ter transformado água em nitroglicerina, não em vinho. E feito a multiplicação das espadas, não de peixes.

A verdade que a idealização de um Cristo revolucionário, como fez Hugo Chávez, na Venezuela, foi uma saída buscada, sobretudo nas esquerdas italiana e latinoamericana, de não confrontar os ideais socialistas com a cultura da fé cristã. Uma fuga, portanto, do comunismo ateu e do materialismo dialético, frutos do pensamento marxista.

A evolução da ética protestante como conceito nada mais é o do que a adaptação das regras do protestantismo ao lucro, melhor dizendo, ao vale tudo pelo lucro dentro das sociedades capitalistas. Não por acaso, os Estados Unidos tornaram-se, antes de tudo, uma poderosa nação fundamentalista cristã, em direção à qual se ajoelham, hoje, todos os projetos de ditadores de extrema-direita, de Jair Bolsonaro, batizado nas águas do rio Jordão, à senadora golpista Jeanine Añez, autoproclamada presidenta da Bolívia, com uma bíblia na mão.

Também não por acaso, o crescimento da extrema direita, na América Latina, deslocou-se dos quartéis para os templos neopentecostais, onde a pobreza, a ignorância e o fanatismo religioso se tornaram um campo fértil para a manipulação política de massas.

Por meio de interpretações enviesadas de escrituras ditas sagradas e de extorsão pura e simples de um lumpesinato entregue à própria sorte, as gangues evangélicas atrelaram a narrativa cristã às necessidades da classe dominante.

De certa forma, potencializaram a tradição, outrora de exclusividade católica, de que o ato cristão é a caridade, não a igualdade social – esta, um pecado de comunistas ateus.

Jesus, que alegadamente andou sobre as águas, poderia tê-las feito desabar sobre a cabeça dos opressores romanos, mas preferiu oferecer a outra face.

Enquanto as esquerdas forem condescendentes com a religião, interditadas pelo discurso de que questioná-las seria uma inaceitável falta de respeito, César continuará com o que é de César.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Com novo partido, Bolsonaro ampliará conflitos no Congresso

Com novo partido, Bolsonaro ampliará conflitos no Congresso

Colunista Tereza Cruvinel avalia que, "ao optar por um partido com a marca genética da extrema-direita, congregando o bolsonarismo mais sectário e radical, Bolsonaro nos diz que não está interessado na normalidade política, mas em seu oposto, na radicalização do processo, no fortalecimento dos bolsões mais exaltados e na imposição da pauta conservadora"