Jornalistas se comportaram como cordeiros em café com Bolsonaro

Por medo de ser demitido, por medo de perder a fonte, por ordem do editor, que é mais covarde do que o repórter e, não raras vezes, aquele tipo de bajulador que arreganha os dentes para baixo, mas geme baixinho para cima.

Leandro Fortes/ Brasil 247
Publicada em 15 de junho de 2019 às 12:14
Jornalistas se comportaram como cordeiros em café com Bolsonaro

Esse café da manhã no Palácio do Planalto, com Bolsonaro e sua trupe, é a antientrevista sob medida para o antijornalismo, este, em voga no Brasil.

Primeiro, não há nada mais improdutivo, anti-higiênico e jeca do que entrevistar e ser entrevistado durante as refeições. Falar e comer, como se sabe, é um péssimo hábito. Essa coisa de tomar café da manhã, almoçar, lanchar e jantar com fontes é um vício de Brasília alimentado (sem trocadilho) pela cultura da boca livre.

Ademais, pelo que pude entender, os jornalistas são tratados como gado no curral, impedidos de gravar ou transmitir informações antes do fim do tal café, quando não instruídos a somente perguntar sobre temas preestabelecidos pela secretaria de imprensa da Presidência da República, o que é, antes de tudo, ridículo. Repórter que aceita uma coisa dessa desonra a profissão.

Mas, infelizmente, a maioria aceita.

Por medo de ser demitido, por medo de perder a fonte, por ordem do editor, que é mais covarde do que o repórter e, não raras vezes, aquele tipo de bajulador que arreganha os dentes para baixo, mas geme baixinho para cima.

Então, o general Heleno dá aquele chilique vexaminoso para o mundo todo ver e pede prisão perpétua para Lula.

Um general que, sob o comando de Lula, então presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas, recebeu a missão de pacificar o Haiti – ponto mais alto e único de alguma relevância em sua carreira na caserna. Missão que sujou de sangue a comandar uma operação desastrada que, segundo todos os observatórios de direitos humanos do planeta, despejou 22 mil tiros sobre uma comunidade pobre de Porto Príncipe, matando mulheres e crianças.

Essa cavalgadura, aos berros, batendo a mãozinha na mesa, derrubando talheres, pediu a prisão perpétua de Lula.

E nenhum repórter sequer levantou a voz para, ao menos, lembrá-lo que, na legislação do Brasil, não existe prisão perpétua.

Leandro Fortes - Jornalista e integrante da Rede de Jornalistas pela Democracia

 

Comentários

  • 1
    image
    leila maria 17/06/2019

    Não tem nada de deselegante e nem cafona em tomar café da manhã com o Presidente, o que tem é jornalista que é não convidado e fica criticando a atitude dos jornalistas agraciados com o convite. Quanto a prisão perpétua, é claro que o General Heleno sabe que não tem no Brasil´e por favor tenha um pouco mais de respeito pelo General que além de ser um idoso, com certeza tem mais serviços prestados ao Brasil do que o jornalista em questão.

  • 2
    image
    Paulo 16/06/2019

    Quem escreveu essa matéria neste jornal é hipócrita e deve ser um petista com o cotovelo e mente doentios. Pois só pra lhe lembrar o Lula aparecia em público todo urinado, embriagado, falando com a boca cheia e a Dilma em 10 palavras 11 não faziam sentido. E vc não falava. Ou melhor, acho que também não sabia discernir. Reveja seus conceitos e hombridade amigo, Seja Brasileiro e torça para o melhor do seu País.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O maior medo do Planalto hoje: Lula solto

O maior medo do Planalto hoje: Lula solto

O governo Bolsonaro, militares à frente, tem tanto medo de ver Lula solto que prefere engolir (e propagar) qualquer explicação esfarrapada para os diálogos impróprios de Moro e Dallagnol na Lava Jato