Juiz da comarca de Machadinho recebe Homenagem da Polícia Ambiental

A placa estilizada foi entregue na última segunda-feira, dia 28, pelo comandante do 2º pelotão da Polícia Militar de Machadinho do Oeste, 2º TEN PM Alisson Lopes Pereira.

Assessoria/TJ-RO
Publicada em 01 de junho de 2017 às 11:36
Juiz da comarca de Machadinho recebe Homenagem da Polícia Ambiental

O Juiz titular da comarca de Machadinho do Oeste, Hedy Carlos Soares, recebeu em seu gabinete, no fórum, uma homenagem de agradecimento especial pelo apoio nas ações do pelotão ambiental no município. A placa estilizada foi entregue na última segunda-feira, dia 28, pelo comandante do 2º pelotão da Polícia Militar de Machadinho do Oeste, 2º TEN PM Alisson Lopes Pereira.

Devido à sua grande extensão territorial e abundantes recursos naturais, o município de Machadinho do Oeste é alvo constante de diversos crimes ambientais, o que tem exigido grande esforço por parte da polícia ambiental para manter a fiscalização da região, sendo essencial o apoio do Judiciário nas ações de fiscalização e repressão dos crimes cometidos no município.

O Município

Criado em15 de fevereiro de 1982, por meio de um projeto de reforma agrária do Governo Federal, administrado pelo INCRA e elevado a município em 11 de maio de 1998, Machadinho possui uma área de 8.509 km², e está situado na bacia do Vale do Jamari. O nome é em homenagem ao rio Machadinho, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná. O povoamento da região teve início no final do século XIX, no Primeiro Ciclo da Borracha. Na época, embarcações transportando seringalistas, seringueiros e mercadorias subiam o rio Machado ou Ji-Paraná com destino aos diversos seringais ou a colocação de seringueiros isolados na floresta e desciam carregados com látex. Na década de 1960, foi aberta a BR 364 e, em 1970, o Governo Federal resolveu promover a colonização das terras do então Território Federal de Rondônia e passou a implantar, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, os projetos oficiais de colonização, dentre eles o Projeto de Assentamento Machadinho.

Com sua área geografia desmembrada dos municípios de Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná, Machadinho do Oeste teve um rápido crescimento populacional e desenvolvimento econômico decorrentes das atividades agrícolas e pecuárias e a extração dos recursos naturais abundantes na região, principalmente a pesca e a extração de madeiras nobres. O município que tem vários projetos de assentamento, influenciando diretamente na economia da cidade, por meio da produção rural. A população do município pelo Censo 2010 era de 31.135 habitantes, porém estima-se que atualmente já ultrapassou 40.000 habitantes.

Crimes Ambientais

Além dos projetos de Assentamento, Machadinho do Oeste também possui diversas Reservas Extrativistas, unidades criadas para os antigos soldados da borracha, que atualmente são palco de constantes crimes ambientais promovidos por invasores, caçadores e exploradores ilegais de madeiras das reservas, colocando em risco as florestas remanescentes e a vida das famílias de seringueiros que ocupam as áreas desde o século passado.

Comentários

  • 1
    image
    joão bosco 01/06/2017

    VERDADE, EXISTE PESSOAS NA CIDADE QUE SÃO CHAMADOS DE PARCELEIRO OU ALGUMA COISA PARECIDA QUE AGEM COMO SE FOSSE SERINGUEIRO OU EM NOME DE SERINGUEIRO E ANO VEM SE BENEFICIANDO A CUSTA DOS VERDADIRO PROPRIETARIO E NADA E FEITO. A CORRUPÇÃO E GRANDE

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook