Justiça racial: tribunal de Rondônia promove campanha contra o racismo
A programação incluiu palestras e debates sobre as temáticas de democracia, acesso à justiça e reparação
A juíza Miria Souza, integrante do Comitê Gestor da Política Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, representou o TJRO no evento, que teve como foco a promoção da igualdade racial para além de datas comemorativas. O encontro foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir).
A programação incluiu palestras e debates sobre as temáticas de democracia, acesso à justiça e reparação. A magistrada abordou o programa de equidade do Tribunal e as iniciativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o tema. Além dela, a servidora Débora Honorato, do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) do TJRO, palestrou especificamente sobre educação antirracista.
Campanha de combate ao racismo
Na semana em que ocorreu o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, 3 de julho, o TJRO também produziu uma série de vídeos e cards para informar os procedimentos realizados para combater o racismo institucional. As artes nas redes sociais mostraram ainda as diferenças entre racismo recreativo, ambiental, religioso e midiático, e como combatê-los.
“Racismo é crime e ele acontece não só quando alguém fala algo cruel. Racismo também acontece em silêncio, quando as regras e as práticas do dia a dia acabam favorecendo sempre os mesmos e deixando outros de fora”, disse a juíza Miria Souza, em um dos vídeos da campanha.
A atendente do cidadão da Ouvidoria do TJRO, Gabriela Carvalho, também participou da campanha para compartilhar os meios de comunicação para denunciar práticas de racismo no âmbito do Judiciário. A denúncia pode ser feita presencialmente na sede do Tribunal (rua José Camacho, n. 585 – Olaria), por e-mail ([email protected]), pelos telefones 0800-647-7077 ou (69) 3309-6649 e pelo site tjro.jus.br.
Compromisso com a equidade
Prevenir, denunciar, apurar e punir são passos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e antirracista. O Poder Judiciário de Rondônia segue demonstrando seu compromisso em gerar espaços importantes para a avaliação de políticas, estratégias e ações voltadas à promoção da equidade racial.
Julgamentos na Justiça do Trabalho superaram 4 milhões em 2024
O relatório foi apresentado pelo presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, na sessão do Órgão Especial que marcou o encerramento do semestre judiciário
STF decide que PIS/Cofins integra base de cálculo da contribuição previdenciária sobre receita bruta
Em matéria com repercussão geral, o Tribunal aplicou entendimento adotado em relação a outros tributos
Réu condenado a mais de 36 anos por morte de policial federal permanece em prisão preventiva
Os crimes ocorreram em uma pista de pouso clandestina, durante uma operação de combate ao tráfico de drogas no estado de São Paulo




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook